Nesta terça-feira, 20, o Estado Catarinense recebeu 40 mil doses da vacina Pentavalente que estava em falta nas Unidades de Saúde do Sul Catarinense. De acordo com a técnica do departamento de imunização da Gerência de Saúde da ADR Araranguá, Bárbara Cristiano Monteiro, as doses da vacina Pentavalente devem chegar em Araranguá na tarde desta terça-feira e, possivelmente, a todos os municípios da região até o final da próxima semana.
Segundo Bárbara, as crianças que chegam na unidade com a idade de 1 ano e 3 meses recebem a dose de VTV para sarampo, caxumba e rubéola, mais a dose para varicela, na substituição da Tetravalente. Já a vacina Pentavalente será aplicada assim que chegar nas Unidades, não havendo nenhum prejuízo, já que se tem um prazo máximo de até 4 anos 11 meses e 29 dias para a aplicação dessa vacina.
O Ministério da Saúde informou que o motivo da falta foi o procedimento de análise para comprovar a qualidade das doses, diante da oscilação de temperatura, visto que são vacinas importadas.
 

Fonte: W3 Revista