O número de casos de gripe causada pelo vírus Influenza, já chega a 22 no Rio Grande do Sul. O último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 12 de maio, aponta ainda para 481 notificações no Estado. No Litoral Norte, a única cidade com um caso confirmado é Capão da Canoa.
Nenhum óbito foi registrado por gripe em 2018. Em relação ao ano passado, o número é positivo. Em 2017, no mesmo período, já haviam 65 casos confirmados, com 10 óbitos. A campanha de vacinação que iniciou no dia 23 de abril segue até 1º de junho. Cerca de 3,6 milhões de gaúchos estão incluídos no público alvo.
Podem receber a dose gratuitamente idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores da saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de até 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Professores das redes pública e privada também foram incluídos novamente nos grupos – as prefeituras poderão optar por datas de vacinação dentro das escolas.
 
Fonte: Litoralmania