AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Meteorologistas alertam para chuva, vento forte e ressaca no Litoral Norte

Meteorologistas alertam para chuva, vento forte e ressaca no Litoral Norte

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Imagem de Satélite da Região Sul do Brasil. Topo das Nuvens. Divulgação: Inmet


Os principais institutos de meteorologia do Brasil e a Marinha emitiram alertas de vento forte, grande volume de chuva e possibilidade de ressaca no Litoral Norte Gaúcho. O ingresso de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul favorecem esses fenômenos, segundo os especialistas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta válido a partir da 0h desta sexta-feira (18). A projeção é de ventos fortes e chuva de 50 a 100 milímetros por dia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A Marinha do Brasil emitiu diversos avisos de mar grosso e muito grosso, de vento muito forte e ressaca na Costa Sul do País. Os ventos mais fortes devem ser registrados, segundo a Marinha, nas áreas mais próximas à divisa com Santa Catarina e também no Estado vizinho. Há possibilidade de rajadas de mais de 100 km/h.
O Centro Hidrográfico da Marinha alerta ainda para o risco de ressaca entre sábado (19) e domingo (20), especialmente entre Torres e Laguna, em Santa Catarina, com ondas de 2,5 a 3 metros.
O Cptec / Inpe também emitiu avisos meteorológicos de vento forte e queda da temperatura no Sul do Brasil. “Outro aspecto a ser considerado é a intensificação dos ventos sobre a costa de parte da Região Sul do Brasil, favorecida pela atuação do ciclone extratropical, associado a esta frente fria. Toda frente fria tem associada um ciclone extratropical e dependendo da posição e intensidade deste sistema pode promover ventos intensos.
Neste caso, o ciclone estará posicionado próximo da costa do RS, o que deverá causar uma intensificação dos ventos entre o RS, SC e parte do PR.”, informou o CPtec/Inpe.
 
Fonte: Litoral na Rede

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing