AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE BANANA ORGÂNICA SERÁ TEMA DE SIMPÓSIO NA 10ª FESTA MUNICIPAL DA BANANA em Mampituba

BANANA ORGÂNICA SERÁ TEMA DE SIMPÓSIO NA 10ª FESTA MUNICIPAL DA BANANA em Mampituba

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A Secretaria Municipal de Agricultura de Mampituba, juntamente com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), promoverão no dia 15 de junho em Rio de Dentro, o 1º Simpósio da Banana Orgânica e Juventude Rural, um evento integrante da programação oficial da 10ª Festa Municipal da Banana. O simpósio terá como principais objetivos: sensibilizar os agricultores para a transição da agricultura convencional para a ecológica; assegurar a soberania e segurança alimentar das famílias em transição e organizar grupos para comercialização de produtos ecológicos e assim, possibilitar a permanência dos jovens no meio rural.
Durante todo o dia serão abordados os seguintes temas: “Segurança e Soberania alimentar” que será ministrado pelos profissionais do Escritório Regional da Emater de Porto Alegre; “Manejo da Biodiversidade”, que será ministrado pelos técnicos do MPA de Porto Alegre; “Panorama da Produção Orgânica no Litoral Norte” que será ministrado pela engenheira agrônoma da Emater, Lauren Pettenon; “Relato de Experiências da Juventude Rural na Produção Orgânica”, ministrado pelo agricultor Leandro Costa e Família e “Relato de Experiências da Juventude Rural no Cooperativismo”, ministrado pela Equipe Técnica da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT). Também estão previstos uma palestra sobre o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e um relato de uma experiência na propriedade do agricultor Dirleu Muller Silva, em Roça da Estância, que realizou recentemente com sucesso a transição para a agricultura ecológica. Propriedade que no final do simpósio acolherá os participantes para uma visita técnica onde poderão ser constatadas as experiências bem sucedidas lá realizadas.
Existem atualmente no município de Mampituba, 07 grupos organizados de agricultores ecologistas que comercializam em torno de 100 toneladas/mês de banana orgânica. Até o fim de 2018 estão previstas a certificação de mais 08 grupos e que elevará a produção para mais de 200 toneladas. Atualmente, um grupo de 40 agricultores está realizando o “Curso de Princípios Básicos de Agricultura Ecológica” que é ministrado pelo Centro Ecológico de Dom Pedro de Alcântara, sendo este um requisito obrigatório para que o produtor possa realizar a transição e assim obter a certificação para conseguir iniciar sua comercialização.
O simpósio acontecerá num dos estandes da Festa da Banana e será disponibilizado almoço e copo de suco, no valor de R$ 10 aos participantes.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing