Um trabalho de União e Parceria entre nove municípios do Litoral Norte (Torres, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Itati e Arroio do Sal) para organização de um Roteiro Turístico, encontra-se em fase de apresentação às comunidades e preparação para um seminário estadual visando o lançamento oficial do Roteiro Caminhos dos Vales e das Águas.
Após os inventários turísticos elaborados pelas equipes dos nove municípios, várias equipes estão desenvolvendo atividades com o objetivo de agrupar em materiais de divulgação (folders, fleyers, site), as nossas belezas naturais associadas a gastronomia, cultura, religiosidade, aventura, ecologia, esporte e lazer.
Um grupo de turismólogos elaborou o projeto técnico com informações para captação de recursos; um grupo de trabalho está tratando dos projetos de ancoradouros, licenciamentos e registros em órgãos estaduais, federais e municipais, para viabilizar a travessia de barcos e o esporte nautico na Lagoa Itapeva; está sendo providenciada a criação de uma empresa pública para gerenciar o roteiro turístico; estão sendo ministrados cursos sobre turismo pelo SENAR; a SEMA-APA Rota do Sol está demarcando e realizando oficinas de trilhas, no padrão internacional; profissionais da área de fotos/vídeos e empresa de marketing estão elaborando os materiais de divulgação.
Nos dias 3 e 5 de julho ocorreram as apresentações dos roteiros aos munícipes de Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas e Três Cachoeiras. Os demais municípios estão organizando suas atividades turísticas para conhecimento de suas populações. Todos os municípios criaram estruturas de turismo (Departamento, Secretaria) juntamente com o Conselho Municipal e Fundo Municipal de Turismo.
É muito grande a expectativa da população desses municípios com relação a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para a região, com geração de renda e emprego. Nas próximas semanas ocorrerá o lançamento oficial do roteiro para todo o estado.