AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Centenas de pessoas prestigiam a Festa do Agricultor em Dom Pedro de Alcântara

Centenas de pessoas prestigiam a Festa do Agricultor em Dom Pedro de Alcântara

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Uma verdadeira festa comunitária mobilizou Dom Pedro de Alcântara neste final de julho. No sábado (21) e domingo (22), aconteceu a IV Festa dos Colonos e 2ª Festa dos(as) Agricultores(as). Centenas de pessoas da região participaram de diferentes etapas desse bonito evento, que foi organizado por uma comissão da própria comunidade – em realização da Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara com patrocínio do Banrisul. Na noite de sábado (21), ocorreu a abertura oficial da festa, realizada no Salão da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.  O bem organizado local estava repleto de cartazes, organizados por alunos de escolas do município, prestando suas homenagens aos agricultores e agricultoras. E em pouco tempo, o salão estava lotado.

O prefeito municipal, Dirceu Pinho Machado (PDT), ressaltou que a 2ª Festa dos(as) Agricultores(as) trata-se de um resgate ao importante papel que os agricultores tem para a economia e a cultura de Dom Pedro de Alcântara. Também marcaram presença na cerimônia de abertura da 2ª Festa dos(as) Agricultores(as) o vice-prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Silvaneo Evaldt Hahn, e o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Fabiano Justo, além das presenças de autoridades vindas de outras cidades, como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres e região, José Carlos de Matos, e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, da Emater, do Centro Ecológico e dos trilheiros da Gruta.

Foi um  evento bastante prestigiado, que ofereceu um verdadeiro jantar comunitário às mais de 200 pessoas que lotaram o salão, com opção de galinha ou porco assados em forno de barro.  Além da janta, uma grande mesa com frutas – todas doadas por microempresas da agricultura familiar de Dom Pedro de Alcântara – foi oferecida aos presentes como saudável sobremesa. Na sequência, houve uma missa rezada pelo Padre Adalberto Lummertz. Foi ainda realizado o sorteio de dezenas de brindes entre os presentes, em momento de muita descontração. Finalizando a noite, quem ganhou os palcos até o final da noite foram os gaiteiros, violeiros e cantores da região, que animaram os presentes com diversas canções populares e do “sertanejo raiz”.
Procissão motorizada, missa e manifestação de autoridades
A manhã de domingo (24) começou com céu aberto e tempo firme em Dom Pedro de Alcântara, favorecendo a realização de uma bela celebração durante a IV Festa do Colono e 2ª Festa dos(as) Agricultores(as). Por volta das 9h45, dezenas de veículos agrícolas saíram atrás de uma caminhonete, onde encontravam-se o Padre Adalberto Lummertz e a imagem do protetor dos lavradores, Santo Isidoro. Foi um bonito passeio que rodeou boa parte de Dom Pedro de Alcântara. Por volta das 11h uma missa campal também foi rezada em frente a Igreja Nossa Senhora do Amparo, sendo acompanhada  por centenas de  fieis.
Dando continuidade a  2ª Festa dos(as) Agricultores(as), autoridades locais e regionais presentes subiram ao palanque para manifestarem-se. O presidente da Câmara dos Vereadores de Dom Pedro de Alcântara, Fabiano Justo, prestou seu agradecimento e homenagem  aos trabalhadores do campo: “Se o agricultor não planta, a cidade não almoça nem janta”.  Quem também prestigiou o evento foi o Prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (o Bolão). Bolão parabenizou a organização da 2ª Festa dos(as) Agricultores(as) e,  acompanhado das soberanas da Festa do Pescador, fez o convite ao público presente para que participassem também do principal evento da baixa temporada em Arroio do Sal (que ocorre de 25 a 29 de julho).
Já o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Pinho Machado, agradeceu a presença do público – que já enchia os arredores da Praça do Imigrante e Igreja Nossa Senhora do Amparo, vindo de várias cidades da região. Ele falou dos agricultores como heróis que garantem o alimento para o campo e para a cidade. Quem também se manifestou foi José Carlos de Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara. No palanque, ele recordou que a festa era alusiva a passagem do Dia do Agricultor Familiar (25 de julho) e ao Dia do Agricultor (28 de julho), e salientou os 40 anos de presença do sindicato em prol das demandas dos trabalhadores do campo. Também marcaram presença o vice-prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Silvaneo Evaldt Hahn, vereadores do município e cidades vizinhas (como Torres), o prefeito de Caraá, Nei Pereira dos Santos, além de representantes de entidades apoiadoras do evento (Emater, Trilheiros da Gruta e Centro Ecológico).
Almoço com ‘colheita de frutas’ e até balão na praça
A IV Festa do Colono 2ª Festa dos(as) Agricultores(as) seguiu com um almoço no salão comunitário da igreja. Cerca de 500 pessoas lotaram o ambiente para um saboroso almoço comunitário com churrasco, frango assado e buffet com saladas – tudo organizado por voluntários do próprio município. Após o almoço, novamente sorteio de brindes entre os presentes, sendo que um total de mais de 150 brindes foi distribuído entre os dois dias do evento. Após o sorteio dos brindes, um dos acontecimentos mais legais da  2ª Festa dos(as) Agricultores(as) foi a ‘colheita’ de mais de uma tonelada de frutas e verduras que, pendurados ao teto, foram tema decorativo da festa.  Os presentes no evento puderam levar para casa os alimentos ‘colhidos’ – cerca de uma tonelada, doados por agricultores de Dom Pedro de Alcântara.
Na parte de tarde, com o tempo ainda ajudando, as atenções migraram para a Praça dos Imigrantes, onde diversas atrações chamavam a atenção do sempre participativo público. Um amplo espaço kids com camas elásticas, piscinas de bolinhas e outros brinquedos foi muito celebrado pelas crianças. Outras brincadeiras haviam para crianças (de todas as idades, inclusive depois dos 40), além de exposição de aves exóticas, disputa na cancha de bocha, estandes para venda de produtos da região, toldos de apoiadores do evento. E a praça, sempre cheia, mostrando o prestígio do evento.
Outra grande presença na festa foi o balão da Airshow/Pinho Veículos, que além de ficar inflado – dando para a comunidade a mostra de sua grandiosidade –  ainda levou para uma volta pelas alturas de Dom Pedro de Alcântara o prefeito Dirceu Pinho Machado, juntamente com seu vice Silvaneo Evaldt Hahn. Mais tarde, a festa foi se concluído com um animado baile, que encheu de alegria e confraternização o salão comunitário da cidade. A 2ª Festa dos(as) Agricultores(as) foi uma organização da Comissão Organizadora da Comunidade, com realização da Prefeitura Municipal de Dom Pedro de Alcântara e patrocínio do Banrisul.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing