AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE El Niño pode ocorrer este ano e afetar a agricultura no Sul do Brasil

El Niño pode ocorrer este ano e afetar a agricultura no Sul do Brasil

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O fenômeno climático El Niño, inimigo dos agricultores, volta a ameaçar as temperaturas globais. Embora não esteja confirmado, há uma projeção para que ele ocorra ainda no final deste ano. Dependendo de sua intensidade, poderá afetar a agricultura de todo o país, inclusive as produções gaúchas e catarinenses.
De acordo com o meteorologista da Epagri, Clóvis Correa, para entender como o fenômeno funciona e quais são os impactos dele na região. “O El Niño acontece na costa da América do Sul, na altura do Peru e se direciona no sentido da Austrália. É o aquecimento das águas na superfície do oceano em relação à média histórica”, explica.
O possível retorno não traz boas lembranças aos agricultores. Já fazem dois anos desde que o último El Niño ocorreu, considerado o segundo mais intenso já registrado – no Brasil as regiões Norte e Nordeste foram as mais afetadas. “Existe a possibilidade do El Niño acontecer no final deste ano, mas ainda não está confirmado. Caso aconteça, e as temperaturas não elevem significativamente, não irá haver grandes mudanças no estado. Já se as alterações nas temperaturas ocorrerem de forma mais significativa, o Sul do país possuirá maior quantidade de chuva”, salienta.
Segundo o meteorologista, o período de atuação do El Niño não é exato, o que intensifica ainda mais preocupações. “O fenômeno pode durar meses ou mais de um ano, podendo atingir todas as estações. Sua intensificação geralmente ocorre na primavera, parte do outono e inverno. Dependendo de sua intensidade, é possível observar sua influência em todo o planeta, modificando as temperaturas e os níveis de chuva em diversas regiões”, finaliza.
 
Fonte: W3 revista

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing