Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, responsável por estratégias de desenvolvimento integrado da região composta por sete municípios: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Praia Grande, Timbé do Sul, Morro Grande e Jacinto Machado, em Santa Catarina, se reuniram, na manhã desta quarta-feira, 19, no gabinete do prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, Gaiola, para tratar sobre o principal projeto promovido pelo Consórcio: o Geoparque Cânions do Sul.
Na assembleia dos prefeitos, foram apresentados e aprovados o relatório geral de Atividades e a Prestação de Contas dos recursos geridos pelo consórcio. Também foram debatidas ações e demandas do Projeto Geoparque. “A união dos prefeitos em torno deste projeto é fundamental para sua concretização”, reforçou o prefeito de Torres Carlos Souza, presidente do Consórcio.
O prefeito Gaiola, destacou a importância da integração dos municípios para o desenvolvimento econômico e social do território. “Estamos vendo o resultado do projeto nas ações desenvolvidas em todo o território, e estamos cada vez mais focados na busca pela certificação”, completou.
O projeto Geoparque visa a preparação da região para ser classificada como um dos Geoparques Mundiais da Unesco. Os Geoparques são áreas geográficas unificadas, onde paisagens de relevância geológica internacional são administradas com base em 3 conceitos: geoconservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Participaram da reunião o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre; prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, vice-prefeito de Jacinto Machado Aldo Brognoli, de Morro Grande, Valdionir Rocha e de Torres, Carlos Souza, além do secretário de Turismo de Jacinto, José Carlos Zanatta.
Fonte: Agora / Itaionara Recco/Assessoria de Imprensa