AO VIVO
AO VIVO
Home AGRICULTURA No Litoral Norte do RS, banana orgânica reduz agrotóxicos no meio ambiente

No Litoral Norte do RS, banana orgânica reduz agrotóxicos no meio ambiente

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Tarde de campo em bananal orgânico durante um dos cursos do Centro Ecológico


O último Censo Agropecuário do IBGE mostra o Litoral Norte com 2.318 propriedades bananicultoras em 10 municípios, que produzem 98% da banana do Rio Grande do Sul. Em Três Cachoeiras, onde 541 propriedades cultivam a fruta, cerca de 85 são, segundo informações do escritório da Emater no município,  de bananais orgânicos ou em transição.
Essas 85 propriedades, que representam apenas 15,71% da produção de banana de Três Cachoeiras, deixam de lançar anualmente 467,5 litros de agrotóxicos no meio ambiente. O cálculo foi feito tendo por base propriedades convencionais de 4 hectares, onde os agricultores aplicam em média 5,5 litros de agrotóxicos por ano, conforme a experiência da Emater com agricultores convencionais.
“O herbicida vai depender da infestação de ervas daninhas no bananal,  que varia de meio litro a  3 litros no ano. O fungicida são cerca de 5 aplicações de meio litro.  E para o cacho, é 1 quilo de fungicida que eles usam no ano,” informou Emiliana Cordioli, da Emater. Mas, de acordo com a agrônoma, um dos agricultores consultados para esse levantamento informal disse que usa até 20 litros de Roundup  por ano.

Foto: Josh Edelson/Agence France-Presse — Getty Images


Nos EUA e no Brasil, herbicida é alvo de suspeitas e disputas judiciais
Formulado à base de glifosato, recentemente o Roundup foi centro de uma disputa judicial nos Estados Unidos, de um jardineiro diagnosticado com linfoma non-hodgkin, contra a Monsanto. A empresa foi condenada a pagar U$ 289 milhões de dólares ao jardineiro, que desde 2012 usava Roundup nos jardins de uma escola.
No Brasil, outra disputa em torno do glifosato se deu entre agosto e setembro,depois que uma juíza federal estabeleceu o prazo de 30 dias para a suspensão dos produtos com o ingrediente. Em seguida, um desembargador suspendeu a decisão da juíza. Segundo a juíza, desde 2008 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deveria fazer a reavaliação toxicológica do glifosato, devido às suspeitas sobre os efeitos nocivos do produto.
No capítulo 6 do livro Ensaios sobre Poluição e Doenças no Brasil, Sonia Corina Hess e Rubens Nodari mostram que o RS é o segundo maior consumidor de glifosato do Brasil,perdendo apenas para o Mato Grosso. Com base em estudos científicos realizados em outros países, enumeram alguns dos efeitos da substância para a saúde humana e o meio ambiente. Entre 2011 e 2015, o RS teve o maior índice de mortes por neoplasia a cada 100 mil habitantes. A neoplasia ocorre quando células se multiplicam descontroladamente, e o câncer é designado como uma uma neoplasia maligna.
Menos agrotóxico melhora a qualidade da água
Segundo a presidente da ONG Onda Verde, de Torres, Gizelani Guazzelli, em relação à qualidade da água – tema que vem sendo discutido nos últimos meses na região – o monitoramento avalia diversos produtos químicos que podem ser encontrados devido ao uso dos agrotóxicos. “Se ampliar o plantio de forma orgânica, vai ser usado menos, ou nessas áreas, nada de agrotóxico, então vai ajudar a melhorar a qualidade da água, com certeza”.
Falando em números
– Três Cachoeiras: 2.975,5 litros por ano em 541 propriedades.
– Dessas 541 propriedades, 85 são de bananais orgânicos, que resultam em menos 467,5 litros no meio ambiente.
– 12.749 litros de agrotóxicos seria a quantidade lançada anualmente na região, supondo que todos os 2.318 estabelecimentos produtores de banana tivessem 4 hectares e usem usassem 5,5 litros de agrotóxicos.
– A região abrange os municípios de Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas, Itati, Maquiné, Terra de Areia, Santo Antônio da Patrulha e Torres.
– Nesses municípios, 250 famílias assessoradas pelo Centro Ecológico produzem banana orgânica, o que significa aproximadamente menos 1.375 litros de agrotóxicos na água, solo e ar do Litoral Norte/RS. O cálculo foi feito com base nos mesmos números usados para Três Cachoeiras: propriedades de 4 hectares que usam em torno de 5,5 litros de agrotóxicos por ano.
 
 
Fonte: Centro Ecológico
 

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing