Uma moradora de Tramandaí, Clarice Rodrigues da Silva, contabilizou mais de 20 animais mortos durante a caminhada, na manhã desta segunda-feira (22) na beira da praia, na zona sul de Tramandaí. Segundo ela, havia pelo menos 16 pinguins e três tartarugas mortos na areia apenas no trecho entre as guaritas 160 e 165.
Clarice também informou que encontrou várias outras aves mortas na areia e enviou fotos para a imprensa. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e o Ceclimar foram avisados e realizaram inspeção na região.
De acordo com o comandante do Batalhão Ambiental no Litoral Norte, capitão João César Verde Selva, não foram constatados redes de pesca na área nem animais com marcas de rede. Ele informou ainda que foi registrada situação semelhante na área central de Imbé e que se trata de um possível descarte natural.
O veterinário especialista em animais marinhos, Derek Blaese, do Ceclimar, afirmou que o monitoramento realizado na orla do Litoral Norte, constatou grande incidência de pinguins e outras aves na região desde o início do mês de outubro. Segundo ele, este é um processo comum na maior parte dos casos.
Fonte: Litoral na Rede
Mais de 20 animais são encontrados mortos na beira da praia em Tramandaí
171