O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) de Torres recebeu ontem, terça-feira, 27, a unidade móvel de coleta do Hemocentro de Porto Alegre, como já tem sido habitual a parceria entre as entidades. A ação tem como objetivo conscientizar a comunidade local e usuários do hospital e estimular a doação de sangue.
De acordo com a enfermeira responsável pela agência transfusional do HNSN, Mariana Martins, é coletado de cada doador 450ml de sangue em média. Foram realizadas na ação 102 coletas, o que daria aproximadamente 45 litros de sangue.
Com o ponto de coleta instalado na frente do Hospital, o Hemocentro aumenta os estoques do banco de sangue para atendimento em Torres, região e as demais entidades hospitalares do Estado. Devido ao período de férias e festas de fim de ano, o Hemocentro será ainda mais requisitado pelo aumento da demanda.
Na coleta realizada em Torres, alguns doadores não puderam realizar a doação de sangue, devido a impedimentos temporários como a realização de tatuagens e sobrancelhas com micropigmentação nos últimos 12 meses.
Segundo a enfermeira Mariana, mesmo com alguns impedimentos para a doação, a equipe do Hospital e do Hemocentro ficaram satisfeitas com a quantidade de coleta realizada e agradecem a solidariedade da comunidade local.
AQUI você encontra mais informações sobre o que é necessário para doação de sangue e as situações que impedem a coleta.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela
Aproximadamente 45 litros de sangue foram coletados na campanha “Doe sangue. Doe Vida” em Torres
184