AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Fake News: institutos de meteorologia desmentem que fevereiro será o mais quente da história

Fake News: institutos de meteorologia desmentem que fevereiro será o mais quente da história

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Nos últimos dias, a informação de que o Brasil teria o mês de fevereiro mais quente da história e sem chuva viralizou na internet, especialmente por mensagens do Whatsapp. A “notícia” alarmista, no entanto, é falsa, garantem os principais centros de meteorologia do país, que inclusive são citados na Fake News.
O texto de autoria desconhecida afirma: “segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história das medições”. E vai além: “não há previsão para um dia sequer de chuva”. Mais uma mentira. No Litoral Gaúcho, por exemplo, teve chuva nos dois primeiros dias do mês.
Em nota, o diretor do Inmet Francisco de Assis Diniz, afirma que “o texto recentemente veiculado sobre uma previsão de forte onda de calor no mês de fevereiro não procede, não possui qualquer fundamento técnico/ científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se, portanto, de uma notícia falsa.”
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Cptec/ Inpe) informou em nota que “não há previsão que concorde com essa notícia, nem base de dados que corrobore com a previsão citada para o mês de fevereiro”.
Os meteorologistas do Cptec lembram ainda que “as previsões climáticas são elaboradas em termos de médios para o trimestre alvo, o que não descarta a ocorrência de dias isolados com a ocorrência de temperaturas máximas extremas.”
Sobre a afirmação de que não choveria nenhum dia neste mês, o Cptec salienta que a previsão feita em conjunto com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) pata o período de fevereiro a abril prevê chuva acima da média em parte do país e abaixo da médio em outras regiões, entre elas o Rio Grande do Sul.
Em relação à temperatura, o Cptec estima que deverá ficar acima da média no Brasil, com exceção do Norte e do Nordeste do País.
 
Veja a nota na íntegra do Cptec/Inpe:
“Há uma notícia sendo divulgada pela internet de que o mês de fevereiro será o mais quente da história do Brasil. O CPTEC esclarece que não há previsão que concorde com essa notícia, nem base de dados que corrobore com a previsão citada para o mês de fevereiro.
Lembrando que as previsões climáticas são elaboradas em termos de médios para o trimestre alvo, o que não descarta a ocorrência de dias isolados com a ocorrência de temperaturas máximas extremas.
A falsa notícia que está circulando cita também erroneamente que não haverá a ocorrência de chuva no mês de fevereiro. No entanto a previsão climática oficial realizada pelo CPTEC/INPE, em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), para o trimestre FevereiroMarço-Abril indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal
climatológica para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Região Norte do Piauí e Acre. No Sul do Rio Grande do Sul, Pará, Norte e Leste do Amazonas, Roraima e Tocantins, a categoria prevista mais provável é de acumulados de chuva abaixo da faixa normal.
Em relação à temperatura a 2m, as previsões indicam maior probabilidade de ocorrência de valores acima da categoria normal em todo país, com algumas exceções para a região Norte do Nordeste, onde a temperatura deve ficar dentro da faixa normal.
CPTEC/INPE”
 
Fonte: Litoral na Rede

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing