AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Exercício aéreo de combate a grandes distâncias começa nesta segunda-feira no RS

Exercício aéreo de combate a grandes distâncias começa nesta segunda-feira no RS

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) já estão se preparando para o exercício aéreo de combate a grandes distâncias, que movimentará os céus. O treinamento inicia nesta segunda-feira, 1º de abril, e termina no dia 16, na antiga Base Aérea de Canoas (Ala 3).
Segundo a FAB, devido ao alto fluxo de voos, o exercício poderá ser percebido pela população em vários municípios, especialmente na Grande Porto Alegre e no Litoral gaúcho. A FAB informou que o objetivo da operação é
adestrar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem missões de combate, avaliando performance e reação à ameaça com o emprego de mísseis BVR (Beyond Visual Range), ou seja, além do alcance visual.
Essa tecnologia proporciona o aumento do elemento surpresa e dá mais segurança ao piloto, que consegue operar de uma distância maior, o que dificulta o contra-ataque. Dentre as aeronaves participantes estão os caças F-5M e A-1M, além da aeronave radar E99, R-35; o gigante KC-130, que realiza reabastecimento em voo para outras aeronaves
e o helicóptero H-36 Caracal para missões de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue). As manobras que serão realizadas são consideradas indispensáveis para a FAB manter sua capacidade de desdobramento e ser
estrategicamente capaz de mobilizar paAnápolis ra qualquer região do país, homens e máquinas, altamente preparados para atuarem em um alto nível de integração e excelência.
De acordo com a FAB, a operação no Rio Grande do Sul é de nível nacional com a participação de militares de Santa Maria (RS), Manaus (AM), (GO), Campo Grande (MS) e do Rio de Janeiro (RJ). A operação ocorrerá nos períodos diurno e noturno, onde na Ala 3, o fluxo de pousos e decolagens será intenso. Os caças e outros modelos de aeronaves farão o sobrevoo sob o oceano.
Criada em 2016, é uma nova unidade da Força Aérea Brasileira, situada onde era a Base Aérea de Canoas e sedia Esquadrões Aéreos de Caça, Transporte e Patrulha Marítima com capacidade de grande abrangência. Neste exercício, receberá unidades da FAB de outros estados para treinamento conjunto.
 
 
Fonte: Litoral na Rede

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing