AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Maquiné celebra profissão religiosa perpétua de Irmã Viviani Moura

Maquiné celebra profissão religiosa perpétua de Irmã Viviani Moura

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Irmã Viviani Moura, nascida em 05 de janeiro de 1988, em Maquiné – RS, retorna à cidade natal para a sua Profissão Religiosa Perpétua, como irmã da Congregação das Irmãs Paulinas, no próximo dia 16 de junho, domingo, em Celebração Eucarística, às 10h, na igreja Santo André Avelino, situada na Rua General Osório, 796, Centro.

Filha de Olívio Moura e Maria Debastiani Moura, Ir. Viviani tem cinco irmãos. De acordo com Ir. Viviani, na família, desde cedo, recebeu a transmissão da fé e cresceu em um ambiente no qual os valores cristãos sempre estiveram presentes, favorecendo a participação na vida da comunidade e a descoberta da vocação religiosa. Em 2006, ao completar 18 anos, deixou a família e ingressou na Congregação das Irmãs Paulinas.

“Com 10 anos recebi a Primeira Eucaristia, um dia muito significativo e esperado. Depois daquele momento, digo que minha vida não teve mais ‘sossego’, ” afirma a Irmã contando sobre seu envolvimento com a comunidade.

Irmã Viviane com a família

Na comunidade da Linha Pinheiro, proclamava leituras na missa, escrevia e apresentava peças de teatro de São José, padroeiro da comunidade. Participava da equipe de liturgia, era animadora dos grupos do Ser Igreja no Novo Milênio (SINM), secretária da Pastoral Vocacional da Paróquia e coordenadora do movimento ONDA (Objetivo Novo de Apostolado).

“Um dia pensei: se eu sou feliz realizando todas estas atividades, por que não consagrar toda a minha vida a Deus, ser toda Dele? Conheci algumas Congregações Religiosas, mas com as Irmãs Paulinas foi diferente, foi amor à primeira vista. Houve uma identificação profunda, pois sempre fui fascinada por livros e sabia da influência de uma boa leitura”, conta Ir. Viviani.

Sua missão nas Irmãs Paulinas

As Filhas de São Paulo, mais conhecidas como Irmãs Paulinas. Irmã Viviani questiona: “Você certamente já foi a uma livraria Paulinas ou encontrou ou tem em sua casa livros, revistas, filmes, pôsteres, cartões e músicas com a marca Paulinas. Atrás desses materiais, existem religiosas consagradas que doam a vida para que Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida seja conhecido e vivido.”.

Os fundadores, o Bem-aventurado Tiago Alberione e a Venerável Ir. Tecla Merlo, diziam: “Se as pessoas, hoje, não vêm mais às Igrejas, a Igreja deve ir até as pessoas, com os recursos dos quais a nossa cultura e a nossa sociedade dispõem”. Esses recursos são a TV, o rádio, o jornal, a revista, o livro, a música, o filme, o computador, a internet…

“Eis a grande intuição e ação de Padre Alberione e continua sendo a ação profética de cada Irmã Paulina na Igreja. Com este espírito realizo a missão nas nossas revistas Família Cristã e Super +, em São Paulo (SP)”, .explica a religiosa.

Irmã Viviani nos conta que o fundador, o Bem-Aventurado Tiago Alberione, dizia que as as livrarias da Congregação são como Igrejas e as pessoas que atendem, irmãs e colaboradores, são os pregadores da Palavra de Deus. Segundo ela, “durante estes anos, a experiência de atendimento nas livrarias a fez estar próxima de diversas realidades.”.

“Quantas histórias, situações difíceis, partilhas de pessoas que abrem o seu coração e esperam de você uma palavra, uma orientação, ou simplesmente uma atenção, uma escuta atenta, um livro, um filme, uma música que as ajude a aliviar a dor. Em vários momentos pude tocar Deus com as mãos por intermédio do contato com o povo em nossos centros de difusão e nos encontros de formação nas paróquias”, conta com convicção da sua missão.

Profissão Perpétua

No dia 16 de junho, quando realiza a sua Profissão Perpétua depois de 13 anos de vida paulina, Ir. Viviani proclama a total fidelidade de Deus em sua vida, a quem ela expressa o seu SIM para sempre, no seguimento de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida na Congregação das Irmãs Paulinas.

“Este momento da entrega total da vida, de dar o SIM está sendo muito significativo e especial. É uma resposta que é fruto de uma caminhada de muita oração, discernimento, da ajuda de muitas pessoas, a fim de descobrir a vontade de Deus na minha vida. E hoje, depois desse processo, sou livre e consciente para dar esta resposta a Deus: Tu me chamaste, eis-me aqui. Sou toda tua, para sempre!”, afirma Ir. Viviane

A frase bíblica que expressa a caminhada vocacional e este momento da entrega total da vida da Irmã Viviane à causa do Evangelho é de São Paulo, pai, inspirador e exemplo da missão paulina: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2 Cor 5,17).

Confira o vídeo-convite para a Profissão Perpétua:

Semana Vocacional, de 10 a 15 de junho

A celebração da Profissão Perpétua será antecedida por uma semana vocacional, realizada em comunhão com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Osório. Entre os dias 10 a 15 de junho haverá trabalho nas escolas, formação para as lideranças, encontros nas comunidades, visita às famílias e encontros com os jovens.

10/06, segunda-feira, tarde e noite: Escola Estadual Langendonck – Centro Maquiné.

11/06, terça-feira, manhã, tarde e noite: Escola Estadual Langendonck – Centro Maquiné.

12/06, quarta-feira, manhã: Escola Santa Terezinha – Morro Alto.

tarde: às 17h30min: Catequese Eucaristia e Crisma – Sala João Paulo II.

noite: às 19h: Missa na igreja Santo André Avelino e, às 20h: Encontro com lideranças da comunidade Solidão.

13/06, quinta-feira, manhã: Escola Floriano Peixoto – Prainha.

tarde: Visitação na comunidade do Bairro Girasol.

noite: 1ª noite do tríduo vocacional, com Missa às 19h, no Bairro Girasol.

14/06, sexta-feira, manhã: Escola Barra do Ouro.

tarde: Visitação na comunidade Linha Pinheiro.

noite: 2ª noite do tríduo vocacional, com Missa às 18h, na comunidade São José – Linha Pinheiro.

15/06, sábado, tarde: convivência nas famílias e Missa, às 15h, na comunidade N. Sra. da Saúde  – Solidão.

noite: 3ª noite do tríduo vocacional, com Missa às 18h, na comunidade Santo André Avelino – Centro.

Te convido, Jovem!

“Digo com carinho a você jovem, e digo porque também sou jovem, permita-se fazer silêncio interior. É no silêncio que Deus fala no profundo do nosso coração e revela a sua vontade para mim, para você. Somos a todo instante motivados para estar longe deste encontro conosco mesmos. O avanço das novas tecnologias conduz a isso, e podemos viver uma vida inteira sem ouvir a voz de Deus em meio a tantos ruídos externos. Se lance, confie, se entregue, Deus faz maravilhas quando permitimos. Desejo a você um lindo caminho de discernimento da sua verdadeira vocação.”

E vai além provocando a todos nós: “Lembre-se: Se permitir de perguntar se a vida religiosa ou a vida sacerdotal pode ser uma opção que conduz à sua felicidade, pode ser que não seja uma tendência do momento, mas tenha certeza, não está fora de moda.”.

>>> Caso alguma jovem queira conhecer mais a Congregação das Irmãs Paulinas e deseja fazer um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato pelos meios abaixo:

Telefone/WhatsApp: (51) 3221-0422 / (51) 989538445

E-mail: [email protected]

Site: www.paulinas.org.br

Facebook: @Irmãs Paulinas

Instagram: @irmãs.paulinas.vocacional

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing