Do Vaticano, de onde participa do Sínodo para a Pan-Amazônia, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo enviou mensagem por ocasião do aniversário de 67 anos da entidade, celebrado nesta segunda-feira, 14 de outubro.
Na mensagem do presidente ele destaca que “a CNBB em seus 67 anos de história é uma dádiva para a Igreja e para a sociedade.”. A CNBB é a instituição permanente que congrega os bispos da Igreja Católica no país.
Atualmente, são 493 bispos, sendo 320 na ativa e 173 bispos eméritos. Destes, 77 são arcebispos e 9 cardeais. A cada quatro anos a CNBB, em sua Assembleia Geral, que reúne todos os bispos do Brasil, elabora as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE).
Para o quadriênio 2019-2023, as diretrizes da CNBB foram estruturadas a partir da concepção da Igreja como “Comunidade Eclesial Missionária”, apresentada com a imagem da “casa”, sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.
A íntegra da mensagem pode ser encontrada no site www.diocesedeosorio.org
Fonte: Diocese de Osório