A Câmara de Deputados vai receber nesta terça-feira (15), Dia do Professor, uma Comissão Geral em defesa das Universidades Públicas, Institutos Federais e CNPq. Segundo as lideranças da Comissão, um dos motivos que inspiraram o requerimento de convocação da comissão, é para esclarecer as ameaças ao ensino superior e o contingenciamento orçamentário.
De acordo com os organizadores da audiência, o programa Future-se, é uma manobra apresentada pelo Ministério da Educação para suprir os contingenciamentos das verbas, é impreciso, vago e cheio de lacunas.
A autonomia das universidades é outra preocupação da Comissão, pois não houve efetivo diálogo com os dirigentes das instituições federais, docentes, servidores ou estudantes. Outro ponto destacado pela Comissão é o déficit de R$ 330 milhões no orçamento do CNPq que ameaça o pagamento da bolsa de 84 mil pesquisadores espalhados pelo Brasil, que também coloca em risco o desenvolvimento do país.
Nesse dia do professor, segundo a Comissão, com a audiência na Câmara de Deputados, se quer debater o quão grave está a situação da educação no país, a qual merece todo o cuidado e atenção.
Fonte: Congresso em Foco