O Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco para este mês de outubro, está na reta final. E como forma de deixar um legado deste acontecimento eclesial que envolveu todas as Conferências Episcopais, membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais, lançaram no Vaticano, no Dia Mundial das Missões, 20 de outubro, o aplicativo missionário Ad Gentes que pretende criar uma rede de missionários brasileiros a serviço no mundo todo.
O bispo de Chapecó (SC), eleito para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Odelir José Magri, diz que essa é uma proposta que já vinha sendo pensada há algum tempo, considerando os desafios encontrados, especialmente, nos últimos 10 anos que de algum modo ele acompanhou o trabalho da missão no Brasil.
Passo a passo
O aplicativo Ad Gentes está na fase de criação. É momento para cadastrar missionários e missionárias que atuam em diferentes projetos dentro e fora do Brasil. O aplicativo é um canal para conhecer, visibilizar e interagir com os missionários e missionárias.
Queremos saber quem são os missionários brasileiros, quantos estão realizando uma experiência de missão, quais os projetos e as instituições que enviam, e para onde enviam os missionários Ad Gentes. Estas e outras perguntas poderão ser respondidas através do Aplicativo Ad Gentes que está em construção.
Surgiu da necessidade de conhecer, visibilizar e interagir com missionários e missionárias brasileiros Ad Gentes. A inciativa nasceu da prioridade apontada no Programa Missionário Nacional (2019-2023), cuja ação é: “criação de um aplicativo que facilite a interação dos missionários e missionárias e instituições que enviam missionários”.
Para mais informações acesse missaoadgentes.com e conheça a landingpage do Aplicativo Missão Ad Gentes.
Fonte: Diocese de Osório