A Prefeitura de Jacinto Machado, por meio da Secretaria de Turismo, deu início ao cadastramento e recadastramento dos guias de turismo e condutores locais da cidade. A emissão do documento é gratuita e o cadastro deve ser realizado na sede da Secretaria, que irá fornecer um crachá de identificação. O prazo encerra no final de novembro.
O objetivo da ação é atualizar o cadastro dos profissionais da área e fazer um mapeamento do número de guias e condutores locais disponíveis na cidade.
Para fazer o recadastramento o guia/condutor deverá levar cópia dos seguintes documentos: RG; CPF; uma foto 3X4; certificados de cursos: Condutor e/ou Guia de Turismo e Primeiros Socorros; Documento que comprove no mínimo 3 (três) entradas em cada trilha que o guia/condutor quer se credenciar; e preencher formulário fornecido pela Secretaria de Turismo.
A ação e uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Associação de Condutores Locais e Guias de Turismo Tigre Preto e Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O cadastro será apresentado ao Comtur e terá validade de dois anos, contados a partir da data de realização do curso de Primeiros Socorros, podendo ser renovado.
Segundo o secretário de Turismo, José Carlos Zanatta, o Zecão, além de ser uma ferramenta importante para traçar o perfil dos condutores e guias que atuam na cidade, quem se cadastrar poderá ter acesso a uma série de benefícios. “Os profissionais cadastrados e devidamente habilitados serão inseridos em ações de divulgação do trade turístico e terão acesso a cursos de formação”.
Fonte: Portal Agora / Itaionara Recco