AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Bebê de nove meses que se afogou com o leite materno é salvo pela Polícia Militar

Bebê de nove meses que se afogou com o leite materno é salvo pela Polícia Militar

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Um bebê de nove meses foi salvo de um afogamento com leite materno na tarde do último domingo, 24, pela Polícia Militar.

Após ligação da mãe da criança para o 190, uma guarnição da Polícia Militar se deslocou imediatamente até o local e iniciou os primeiros socorros e, com o auxílio de uma segunda guarnição, o bebê foi deslocado da residência para o Hospital Regional de Araranguá.

Durante o trajeto a criança apresentou sinais de melhora, mas ainda estava com dificuldades de respirar. No hospital, recebeu os cuidados da equipe médica e seu estado de saúde é estável.

O que fazer quando o bebê engasga

O bebê pode engasgar ao se alimentar, tomar mamadeira, mamar, ou até mesmo, com a própria saliva. Nesses casos, o que se deve fazer é:

1. Peça ajuda médica

  • Ligar rapidamente para o 192 para chamar uma ambulância ou SAMU ou os bombeiros ligando para 193, ou pedir que alguém ligue;
  • Observar se o bebê consegue respirar sozinho.
  • Mesmo que o bebê esteja respirando com dificuldade isso é bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas. Neste caso é normal ele tossir um pouco, deixe-o tossir o quanto for preciso e nunca tente tirar o objeto de sua garganta com as mãos porque ele pode entrar ainda mais profundamente na garganta.

2. Inicie a manobra de heimlich

A manobra de heimlich ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se:

  1. Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;
  2. Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;
  3. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos. 

Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê esteja atenta a ele, sempre observando-o. Em caso de alguma dúvida leve-o ao pronto socorro. Se não conseguir, ligue para o 192 e chame uma ambulância.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela, com informações da pediatra Drª. Beatriz Beltrame.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing