AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Um verão com pouca chuva no Sul do Brasil

Um verão com pouca chuva no Sul do Brasil

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A previsão de pouca chuva para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, durante o verão 2019/2020, é da equipe de meteorologistas do Climatempo, os quais alertam para um cenário de chuva volumosa nas demais regiões do país.

De acordo com informações do Climatempo, “a Região Sul do Brasil deve ser a menos favorecida com chuva no verão 2019/2020 e a estação deve terminar com chuva abaixo da média.”. Esta é uma má notícia para a Grande Florianópolis, em Santa Catarina, que desde meados de 2019 registra problemas com o abastecimento de água. 

A meteorologista, Patricia Madeira, da equipe de previsão climática da Climatempo explica que “não há sinal de bloqueio atmosférico para o verão 2019/2020, mas as frentes frias e as pancadas de chuva, típicas de verão, serão  menos frequentes sobre o Sul do Brasil.

>>> Nem El Niño, nem La Niña

verão 2019/2020 será um verão sem El Niño e também sem La Niña, fenômenos oceânicos-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, e que, quando se manifestam, interferem na chuva e na temperatura do Brasil e de outros países da América do Sul.

>>> Temperatura do Atlântico tem maior importância

A temperatura da água do oceano Atlântico, especialmente do Atlântico Sul, que banha toda costa leste do Brasil, do Uruguai e da Argentina, terá maior peso no comportamento da chuva e da temperatura sobre o Brasil no verão 2019/2020.

Segundo Patricia, “houve grande resfriamento na maior parte do Atlântico Sul entre a costa de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Nesta situação, as frentes frias se tornam mais lentas e com maior potencial de chuva no continente. No verão, essa é uma situação bastante favorável para a formação de ZCAS.” 

A ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – é um dos principais sistemas meteorológicos do verão no Brasil. Quando ocorre, é responsável por grande parte do total de chuva da estação em particular nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. 

Patricia faz outra observação importante para o verão 2019/2010: “o ponto de parada das frentes frias está no Rio de Janeiro (descontinuidade de TSM – temperatura superficial da água do mar), facilitando a ocorrência de chuva no Sudeste.”

Outro fator importante no verão 2019/2010 será a fase negativa do dipolo do Atlântico. Patricia Madeira explica: “a fase negativa é quando o Atlântico Sul fica mais quente em relação ao Atlântico Norte, na costa norte do Brasil. Neste caso a ZCIT desce mais e provoca mais chuva no norte do Nordeste e norte da Região Norte.”

A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – é um dos principais fenômenos meteorológicos que atuam no verão da América do Sul, e é responsável pela maior parte da chuva da estação em grande porções das Regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Oficialmente o verão 2019/2020 começa na madrugada do dia 22 de dezembro, à 1h19min, pelo horário de Brasília, etermina também no início da madrugada do dia 20 de março de 2010, à 00h50min

Central de Jornalismo – Rádio Maristela com informações do Climatempo.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing