AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Museu da Catedral conta a história da presença Católica em Osório

Museu da Catedral conta a história da presença Católica em Osório

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O Museu da Catedral de Osório é uma realidade que muito orgulha os osorienses. Foi inaugurado em 29 de novembro de 2016 e está instalado no interior da Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro do Município.

Desde a sua inauguração, já recebeu cerca de dois mil visitantes, não só da comunidade osoriense, como também de diversas regiões do Estado. Seu acervo, com 320 peças, conta com uma diversidade de artigos: imagens, vestes sacerdotais, mobiliário, harmônio, bandeiras, capelinhas, oratórios, revistas, jornais, reproduções de documentos e mais de mil fotografias que registram momentos de fé.

Algumas peças remontam ao século XVIII, como a imagem de Nossa Senhora da Conceição, toda feita em madeira e com os braços articulados. O museu também possui alguns objetos vindos de outras regiões da Diocese de Osório, como Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul e Passinhos.

De acordo com o casal Elídio e Salma Della Giustina, integrantes da Comissão de Coordenação do Museu da Catedral desde o projeto inicial, “o Museu tem a missão de arrecadar, recuperar, conservar e divulgar a história religiosa de nosso povo, através de seu rico acervo que está sempre se atualizando, pois, a história continua sendo escrita a cada dia.”.

O casal, assim como outros membros da Comissão de Coordenação do Museu, acompanha os visitantes orientando e contando a história dos itens do acervo, e destaca que muitas pessoas, ao visitarem o Museu, ficam emocionados com o acervo pois lembram da sua história pessoal.

Além disso, grupos formados por hóspedes de hotéis do Litoral Norte passaram a contar com o Museu como opção no roteiro turístico.

“Quando conhecem o Museu da Catedral, os turistas da rede hoteleira afirmam que desconheciam a existência de um museu como o da Catedral e que a visita se tornava a melhor parte do tour’, conta Salma, orgulhosa do trabalho que segue sendo realizado.

Como faz para visitar?

O museu está aberto ao público às sextas-feiras, após a Missa da Saúde, às 15h, e aos sábados, após a Missa das 18h. Grupos maiores de visitantes devem agendar através dos telefones (51) 3663-2420 ou (51) 98487-8755.

Sobre a visita guiada, Elídio e Salma explicam que acompanham os visitantes “para informar, motivar e, principalmente, incentivar os mais jovens, a valorizarem e pesquisarem mais sobre a história do município, a partir do olhar da fé. Assim, ao final de cada visita, fizemos questão de lembrar a importância de conservar a nossa história, a nossa identidade como povo católico.”.

>>> Confira o álbum completo do Museu da Catedral de Osório, AQUI!

Fotos: Sônia Ósio

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing