Desde julho deste ano, o Grupo de Trabalho de Produção da Cooperativa de Produtores Ecologistas da Serra/RS (Econativa), parceira do Centro Ecológico de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte, estuda formas de resgatar cultivos da agrobiodiversidade regional, com espécies nativas, crioulas e tradicionais.
Nativas são as variedades agrícolas que integram um ecossistema. Já as crioulas podem ser variedades nativas ou adaptadas ao ecossistema. De acordo com César Volpato, do Centro Ecológico de Ipê, a proposta é uma inovação, no sentido de um maior grau de ecologização das propriedades, de sair um pouco da demanda do mercado, seja nas feiras, seja nos supermercados e propor culturas, e sistemas de produções mais resilientes e que por vezes são tradicionais na região.
A lista de inovações que a Econativa planeja propor inclui hortaliças e cultivos anuais como açafrão, crem e inhame, frutíferas diversas e grãos como chia, linhaça e lentilha. Conforme o Volpato, Mais informações sobre agrobiodiversidade em www.maristela.com.br
Fonte: Centro Ecológico