AO VIVO
AO VIVO
Home TRÂNSITO Não seja mais uma vítima do trânsito no fim de ano de hospitais lotados pela pandemia

Não seja mais uma vítima do trânsito no fim de ano de hospitais lotados pela pandemia

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Apesar de estarmos presenciando um novo pico da pandemia de Covid-19 e as restrições a festas em várias cidades turísticas, muita gente vai viajar neste período de fim de ano e férias. A Mobilização Nacional dos Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito afirma que o momento pede cuidado e atenção redobrados. “É preciso adotar todas as precauções para evitar acidentes. Assim, reduzimos a sobrecarga sobre o sistema de saúde, que já está à beira do colapso com o novo pico da pandemia”, alerta o coordenador Alysson Coimbra.

Antes de pegar a estrada, é imprescindível fazer uma revisão minuciosa no veículo para se certificar de que ele está em condições adequadas. Além de checar itens como água e óleo e calibrar os pneus, é preciso avaliar os itens de segurança obrigatórios, como triângulo, macaco e verificar se o estepe está calibrado. “Não viaje com pneus carecas, pois eles facilitam acidentes e aumentam a vulnerabilidade do veículo. É indispensável checar o funcionamento dos itens de sinalização, como faróis, lanternas, setas e luz de freio”, pontua o especialista.

Mas o mais importante é cuidar para que o motorista esteja em plenas condições de dirigir, uma vez que o fator humano é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito no Brasil. “Para viagens longas, é preciso que o motorista tenha dormido o suficiente à noite e esteja descansado. Não indicamos que quem iniciou algum tratamento recentemente faça uso do medicamento e dirija, já que há remédios que podem interferir diretamente na capacidade de concentração e reação”, explica Coimbra.

O médico especialista em trânsito alerta que diabéticos devem sempre levar um alimento doce para evitar hipoglicemia, mesmo em viagens curtas. “Se houver uma interrupção no fluxo do trânsito, o motorista tem que estar preparado para evitar essas crises, que interferem na sua habilidade de dirigir com segurança”, afirma.

A esperada redução no movimento das estradas neste ano, em comparação com os anos anteriores, pode provocar um comportamento de risco: o aumento da velocidade. “Com as vias menos obstruídas, muitos motoristas dirigem em alta velocidade, o que aumenta os riscos de acidentes. É indispensável seguir o limite de velocidade estipulado pela via, não fazer ultrapassagens em locais proibidos, reduzir a velocidade em caso de chuva e obedecer às leis de trânsito. A segurança do trânsito depende de todos nós”, finaliza Coimbra.

Orientações epidemiológicas

Em tempos de pandemia, novos cuidados são necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus durante a viagem de carro. O primeiro deles é não transportar pessoas que não morem na mesma casa. “O vírus pode se espalhar no ambiente fechado e as chances de contaminação são mais altas se o ar-condicionado for mantido ligado o tempo todo. O ideal é renovar o ar de tempos em tempos”, pontua o médico.

Evite paradas em pontos de grande concentração de pessoas. “Levar sua própria água e comida e parar o mínimo possível, sempre em locais onde não haja aglomeração”, orienta Coimbra. Outra dica é pagar as despesas, preferencialmente, com cartões de débito ou crédito. “Sempre que usar máquinas de pagamento, higienize as mãos e o cartão. Para o pagamento do pedágio, o recomendável é usar as tags que debitam o valor direto na conta e evitam o contato. Se não for possível, levar o dinheiro trocado e já deixar separado para ter o mínimo de contato no ato do pagamento”, finaliza o médico.

Fonte: Mobilização Nacional dos Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing