AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Bispo da Diocese de Osório dedica mensagem pela passagem do ano

Bispo da Diocese de Osório dedica mensagem pela passagem do ano

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e presidente da Rádio Maristela 106.1FM, dedicou em seu artigo semanal uma mensagem pela passagem do ano, na qual o título faz um questionamento: “Olhar pelo para-brisa ou pelo retrovisor?”

De acordo com o Bispo, “estamos entrando em um novo ano. Mesmo sob a ameaça da segunda onda do coronavírus, os prognósticos parecem um pouco melhores. Sinais de retomada do crescimento econômico. O fato de as vacinas estarem chegando, mesmo demorando um bocado para imunizar todo mundo. Dom Jaime afirma que “ainda precisamos nos cuidar e cuidar dos outros com os hábitos que adquirimos, mas não podemos ficar presos no passado e nem jogar fora os aprendizados adquiridos.

Na mensagem simbólica, dom Jaime indica que todo bom motorista necessita olhar atentamente pelo para-brisa e pelo retrovisor. Pelo para-brisa a gente olha o CAMINHO que está na frente e nos conduz para o futuro, para o lugar que temos planejado ir. Pelo retrovisor, vejo o que já passei, o que ficou para trás, mas também vejo se devo abrir caminho para outros que percorrem a mesma estrada e por vezes desejam passar.

Confira a mensagem de dom Jaime Pedro Kohl na íntegra:

“Olhar pelo para-brisa ou pelo retrovisor?

Estamos entrando no novo ano. Mesmo sob a ameaça da segunda onda do coronavírus, os prognósticos parecem um pouco melhores. Sinais de retomada do crescimento econômico. O fato das vacinas estarem chegando, mesmo demorando um bocado para imunizar todo mundo. Ainda precisamos nos cuidar e cuidar dos outros com os hábitos que adquirimos, mas não podemos ficar presos no passado e nem jogar fora os aprendizados adquiridos.

Uma mensagem simbólica do bispo de Lages nos ilumina e ajuda a entender e viver esse momento: “Olhar pelo para-brisa e retrovisor”. Começa dizendo que todo bom motorista necessita olhar atentamente pelo para-brisa e pelo retrovisor. Os dois são muito importantes.

Pelo para-brisa a gente olha o CAMINHO que está na frente e nos conduz para o futuro, para o lugar que temos planejado ir. Por ele vemos as retas, as curvas, os perigos e as belíssimas paisagens. Também os temporais que se aproximam e nos ajuda a decidir se continuar ou se seja prudente parar um pouco.

Pelo retrovisor vejo o que já passei, o que ficou para trás, mas também vejo se devo abrir caminho para outros que percorrem a mesma estrada e por vezes desejam passar.

Todo mundo sabe que o para-brisa sempre é infinitamente maior que o retrovisor, mas porque será? É PORQUE O CAMINHO QUE VOCÊ TEM A FRENTE É MAIS IMPORTANTE QUE O QUE DEIXOU PARA TRÁS. Olhar pelo retrovisor é importante apenas como referência do que já passei, do que já vivi, mas não é para lá que eu vou, por isso o retrovisor é menor que o para-brisa.

Eu vou para onde olho pelo para-brisa, por isso esse olhar é sempre o mais importante. Quando se fica olhando mais pelo retrovisor e se esquece de olhar pelo para-brisa, os acidentes são certos e podem até ser fatais tanto para si mesmo quanto envolver outros inocentes.

O que vemos pelo retrovisor é passado, não pode ser mudado, porém o que vemos pelo para-brisa é futuro e está intacto. É certo que não estamos sozinhos na estrada e por isso outros podem nos atrapalhar ou auxiliar. Mas o que fazemos diante do que vemos na nossa frente, sempre depende mais de cada um, do que dos outros. Alguém já dizia que ‘a melhor forma de predizer meu futuro é criá-lo’.

Que essa simbologia possa nos ajudar a iniciar com esperança e confiança o novo ano com seus desafios e possibilidades. Deixemos para trás as coisas antigas que já se passaram e lancemo-nos para frente com esperança e confiança porque o Senhor está no meio de nós, caminha conosco e sustenta os nossos passos.

Para refletir: Analisando meu jeito de pensar, sou alguém que fica mais olhando para o retrovisor ou pelo para-brisa? Vivo de nostalgia do passado ou alimento a esperança de um futuro mais promissor? Quais são meus sonhos para 2021?

Textos bíblicos: Mm 6, 22-27; E 3, 2-6; Mct. 2, 1-12.”

Fonte: Diocese de Osório

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing