O delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Torres, Juliano Aguiar de Carvalho, alerta sobre mensagem falsa, usando o nome dele, circulando nesses dias em grupos do WhatsApp na região.
De acordo com o delegado Juliano, em entrevista para a Rádio Maristela na manhã desta quinta-feira, 04 de fevereiro, a mensagem que diz: “AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA Do delegado Juliano. Ontem ocorreu uma morte na praça XV. Gang está em Torres. Delegado alerta não andar na lagoa do violão e na Santinha, à tardinha. A gang está ficando nesses locais e assaltando as pessoas”, é FALSA.
O delegado afirma que houve uma distorção, talvez com o objetivo de promover pânico na cidade, espalhando o boato que seria uma afirmação do delegado, usando indevidamente o nome da autoridade policial, o que pode ser também configurado como crime.
O caso repercutiu após entrevista a esta emissora, na manhã da última quarta-feira, 03 de fevereiro, sobre o homicídio envolvendo dois homens sem endereço fixo em Torres, naturais de Farroupilha, presos em flagrante minutos depois do crime. A entrevista está disponível no Facebook da Rádio Maristela, e pode ser conferido que o delegado não fez a declaração que foi disseminada após entrevista.
Delegado Juliano orienta que as mensagens falsas acabam sendo repassadas rapidamente sem checar com a polícia e, alguns casos, pessoas e empresas já foram prejudicadas e agredidas devido às Fake News. A orientação é desconfiar de mensagem alarmistas, trágicas e que denigrem a imagem de pessoas ou empresas, sem apurar se é verdade ou não.
Por fim, o delegado Juliano afirmou que em Torres não existe nenhuma gang atuando na cidade. E que a delegacia disponibiliza um telefone WhatsApp para denuncias que serão apuradas pelos policias. O Disque-Denuncia da Polícia Civil de Torres é o (51) 51-98600-1942.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela