Em assembleia realizada na tarde de ontem, quinta-feira, dia 11 de fevereiro de 2021, os prefeitos da Amlinorte decidiram retomar as atividades escolares no ano de 2021, com os municípios decidindo pelas datas de 01 de março ou 08 de março, ou posteriormente, se for necessário. As secretarias municipais de Educação deverão ajustar seus planos de trabalho para essa retomada, considerando suas peculiaridades locais e seguindo as determinações sanitárias da Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro da Amlinorte contou com a titular da Promotoria Regional de Educação de Osório, Dra. Cristiane Della Méa Corrales, que manifestou aos prefeitos a importância deste retorno neste ano, mesmo que de forma gradual. “Entendemos que cada município tem suas especificidades, que devem ser respeitadas, mas a maioria deverá estabelecer um sistema híbrido, presencial e on line, onde os pais poderão decidir qual o sistema mais favorável ao seu filho”, explica o presidente da Amlinorte, Flori Werb, prefeito de Itati.

A reunião também deliberou sobre alterações no Plano de Cogestão de Prevenção à Covid-19. Após análise da situação atual e considerando as solicitações de alguns setores econômicos, os prefeitos deliberaram por adotar as medidas da bandeira Laranja para as atividades de cinema, feiras e exposições coorporativas e comerciais, eventos infantis em buffets, casas de festas e similares e atividades em clubes sociais, esportivos e similares.

As alterações serão encaminhadas pela Amlinorte ao Comitê de Dados do Governo do Estado para avaliação e somente após aprovadas poderão ser adotados os protocolos sanitários pelos municípios, através de decreto.

Fonte: Ascom Amlinorte – Rose Scherer – Jornalista