AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Reunião na Câmara debate tratamento precoce para a Covid-19

Reunião na Câmara debate tratamento precoce para a Covid-19

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Na tarde desta quinta-feira, 18 de março, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Torres a reunião sobre o tratamento precoce contra a Covid-19, com a presença do presidente do legislativo, vereador Gibraltar Vidal, prefeito municipal, Carlos Souza, representantes do Ministério Público, Doutor Márcio Roberto Silva de Carvalho e Doutor Marcelo Araújo Simões, secretária da saúde, Suzana Machado, enfermeiro municipal Tales Correa Rodrigues, vereadores integrantes da comissão de saúde da Câmara, Carla Daitx, Silvano Borja e Igor Beretta, diretor Carlos Henrique Lindenmeyer Rodrigues, e assessora jurídica, doutora Marilurdes Almeida.

A questão em debate foi sobre a possibilidade de o município oferecer o tratamento inicial aos pacientes com coronavírus, oferecendo na rede pública de saúde, a medicação orientada pelo Ministério da Saúde.

O grupo de médicos do manifesto chamado “Médicos pela Vida” são da rede privada, eles estão solicitando a prefeitura de Torres que os médicos da rede pública prescrevam os medicamentos contra a Covid-19. Porém esses remédios que fazem parte da lista do tratamento precoce já estão disponíveis na farmácia da prefeitura desde o início da pandemia, conforme informações da secretária de saúde Suzana Machado. Os médicos que atuam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante a consulta com o paciente avaliam se há necessidade de o paciente usar a medicação.

Porém, segundo a secretária, os médicos da rede pública de Torres nenhum deles concordam que esses medicamentos façam a diferença no tratamento do coronavírus. Os que concordam que há eficácia é o grupo de médico da rede privada.

O Ministério Público relata através de uma lei recente que o paciente pode tomar o remédio que ele preferir, porém pelo código de ética o médico tem o direito de prescrever a medicação que ele acha indicada ao paciente. O tratamento precoce não evita a Covid-19, sendo que pode ser indicado por médico de ambas as redes.

Nesta sexta feira, 19 de março, às 9h20min, o prefeito Carlos Souza estará ao vivo na Radio Maristela e falará mais sobre o assunto.

Da Central de Jornalismo – Rádio Maristela

Foto: Câmara Municipal de Torres