Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes devem ser denunciados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
A Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Adolescência, se unem a todo o Brasil na campanha Faça Bonito, que tem a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Na maioria das vezes, as vítimas desse tipo de crime não conseguem verbalizar o que está se passando, porém é através de manifestações comportamentais dentro do ambiente familiar e, principalmente, no escolar que são identificados os primeiros sinais.
Com a pandemia ficou ainda mais difícil de identificar essas vítimas, pois é no ambiente escolar que professores e educadores conseguem observar sinais de abuso e exploração sexual. De acordo com a assistente social da secretaria da Cidadania, Manoela Brito, o Município estará engajado na nessa causa durante todo o mês de maio de forma visual pelo site, Facebook e Instagram da Prefeitura Municipal.
“Sabemos que todas as crianças e adolescentes precisam de cuidado, precisam de proteção e são prioridade absoluta. Por isso a importância de cada um e cada uma buscar informações que estaremos disponibilizando em nossos canais, para juntos lutarmos pela defesa e proteção das crianças e adolescentes”, convida Manoela.
Sobre a Campanha
A Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, ou seja, sem violências.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção, tornando-se símbolo como Maio Laranja.
Junte-se a nós
Lucas Monteiro, assistente social, natural de Arroio do Sal, engajado na luta pelos direitos humanos, também fez questão de apoiar a campanha Faça Bonito no Município com a criação de um cartaz artístico que ilustra a realidade dirá da violência contra crianças e adolescentes.
De acordo com Lucas, “ainda no começo da pandemia um relatório da organização não governamental (ONG) World Vision estimou que até 85 milhões de crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, poderiam se somar às vítimas de violência física, emocional e sexual. Isso ocorre porque muitas vezes o agressor reside sobre o mesmo teto.”. O assistente social afirma que “atualmente, estima-se que a violência contra crianças e adolescentes brasileiras tenha aumentado no mínimo 32%, ou seja, mais um motivo para que utilizemos essa data para conscientizar a todos sobre a responsabilidade que temos com estes que são o futuro do país.”.
“O abuso e exploração sexual, a violência e qualquer tratamento humilhante que ameace a criança ou o adolescente, podem ser extremamente prejudiciais à formação da personalidade e como indivíduos para a sociedade, tirando-os até mesmo o direito à vida e aos sonhos. Como diz a música do cantor Emicida: ‘É muito triste, muito cedo; É muito covarde; Cortar infâncias pela metade“, motivando a todos para denunciar. Disque 100!
Fonte: ASCOM PMAS