AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL “A gente não é só de casa, a gente é cuidado”: mães colaboradoras do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes são homenageadas em Torres

“A gente não é só de casa, a gente é cuidado”: mães colaboradoras do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes são homenageadas em Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

As 164 mães que atuam em diferentes áreas do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) e as 12 colaboradoras das unidades Torres e Itapeva da Redemac Bomagg são reconhecidas e homenageadas pelo Dia das Mães.

A ação “A gente não é só de casa, a gente é cuidado” promovida pela direção da Redemac Bomagg, na sexta-feira, 7 de maio, pelo Dia das Mães, homenageia todas as mães representadas nas 12 mães colaboradoras da Redemac Bomagg nas unidades Torres e Itapeva, e as 164 mães funcionárias do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres.

A homenagem consistiu em presentar a cada uma com um “mimo”, gesto repleto de carinho e reconhecimento pelo amor de mãe que reflete também na atuação profissional, nos atendimentos aos clientes e pelo cuidado da saúde de alguém em prol da vida.

O gerente executivo do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Samuel Meoti, reconhece as ações como essa promovida pela Redemac Bomagg Torres às funcionárias mães do HNSN como essenciais.

“Trazem amor, por promover a valorização das mães e por permitir que elas compartilhem esse sentimento com as colegas de trabalho. Além disso, vem ao encontro de um dos principais valores da Associação Educadora São Carlos – AESC: a acolhida”, lembra o gerente executivo.

Uma homenagem cheia de cuidado

A Redemac Bomagg tem no modelo de gestão do seu negócio a característica de ser uma empresa familiar, feita pelas mães, pais e filhos, criando uma proximidade com os colaboradores e com os clientes. “O bom relacionamento e a proximidade entre a equipe são muito importantes para nós”, afirma Mariza Matos Maggi, 63 anos, mãe e empresária, responsável pelo setor de recursos humanos da empresa, atividade que exerce desde 2005, quando sentiu que era hora de voltar ao mundo profissional, após dedicação aos cuidados dos filhos.

Mariza explica que a ação de homenagear não somente as mães colaboradoras da Redemac Bomagg,  mas incluir as mães trabalhadoras no hospital da cidade é o reconhecimento de que todas as mães são fundamentais e têm um papel muito importante para a vida.

“Neste momento delicado em que estamos passando com a pandemia, entendemos que as mães trabalhadoras do hospital Nossa Senhora dos Navegantes estão sendo mais do que mães. Elas estão ajudando para que vários filhos, maridos e até outras mães, passem por este momento e consigam seguir suas vidas com suas famílias ressignificando a palavra amor”, afirma Mariza, que reforça que a homenagem significa uma demonstração de afeto, carinho, e não deixa de ser um reconhecimento, especialmente, a todas as mães que muitas vezes não tem a possibilidade que ela teve de se dedicar por um período da sua vida, exclusivamente, à maternidade, mas que saem todos os dias para se dedicarem em suas funções, sem deixar de serem mães.

Cuidado e zelo de mães

No Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, entre as 164 colaboradoras mães, duas revelam o amor de mãe no cotidiano do hospital, nas tarefas diárias, no olhar para o paciente, na palavra de conforto, no exercício profissional.

Suely Ary Padilha completou 22 anos no dia 04 de maio como colaboradora da equipe de higienização da entidade hospitalar

A colaboradora Suely Ary Padilha, 61 anos, mãe de Edevaldo e Everaldo, completou em 04 de maio de 2021, 22 anos de atuação na higienização da entidade hospitalar. Pelos corredores e quartos do HNSN, muitas memórias de cuidados e do ciclo da vida se fechando. É o cuidado com a saúde de alguém que na maioria das vezes não se conhece. É o tal amor incondicional, o amor de mãe.

Suely conta que no HNSN viu dois netos nascerem em condições frágeis e viu eles se recuperando indo para casa em plena saúde. Também se despediu de seus pais em tenra idade. Deu apoio à pacientes que não tinham acompanhantes durante as internações. Memórias revividas diariamente pelos corredores da entidade e que é também a sua própria história.

Suely reconhece que é exigente no seu trabalho, afinal, “a higienização é parte fundamental para a recuperação da saúde dos pacientes”, diz ela. “Quando eu realizo o meu trabalho, na limpeza de qualquer ambiente no Hospital, um quarto de paciente, por exemplo, eu tenho comigo que um familiar meu pode precisar ser internado ali. Eu dou o meu melhor. Isso porque também é da minha personalidade, mas o trabalho da equipe de higienização pode não ser visto pelas pessoas, mas estamos ali para que o paciente possa se recuperar mais rápido e voltar para casa”, conta emocionada ao lembrar de muitas memórias de vida e de morte que convive dia a dia.

Na pandemia do novo coronavírus obteve o afastamento remunerado do trabalho, cuidado da entidade hospitalar para com a colaboradora que por anos se dedica incansavelmente. Após ser imunizada com as duas doses contra a Covid-19 pode retornar à sua importante missão junto às demais 163 mães trabalhadoras do HNSN.

Ketlen é uma das colaboradoras mães mais nova no HNSN, integrada à equipe em março de 2021

Já a técnica em enfermagem, Ketlen Evilen dos Santos Rodrigues, 31 anos, foi integrada à equipe de enfermagem do hospital em março de 2021, e se considera feliz em ser útil, especialmente por atuar durante a pandemia. “Significa muito para mim poder dar alento e um pouco de amor nessa situação tão difícil que estamos passando, e mostrar que os doentes e familiares não estão sozinhos. Vamos lutar contra o “invisível”, incansavelmente, para dar um pouco de conforto e paz para os que precisam nesse momento de tanta dor.

Ketlen tinha o sonho de ser médica, porém, segundo ela, por questões financeiras não conseguiu, mas com a formação de Técnico em Enfermagem sente-se realizada, pois igual, está cuidando das pessoas.

Mãe do Noah Christopher, 5 anos e 7 meses, conta que se tornar mãe foi muito especial, assim como seu filho, que nasceu com Hidrocefalia e Mielomeningocele, passou por três cirurgias, e Ketlen se desdobra entre os cuidados especiais com o filho e a trajetória profissional.

“Eu tenho muita fé. Acredito muito que Deus tem propósitos para nós. Eu penso: se Deus me deu um filho especial é porque eu sou uma mãe especial”, conta orgulhosa.

Mesmo há pouco tempo na equipe do HNSN afirma que foi muito bem recebida por todos, se sentiu acolhida com muito carinho. Sente que a entidade é uma grande família. “Amo trabalhar no hospital, eu sou muito feliz com o que eu faço, afinal, amo minha profissão, amo cuidar do outro.”.

Não são apenas histórias de profissionais atuando em um espaço complexo como um hospital, são histórias que representam inúmeras mães, as experientes com uma bagagem enorme, algumas jovens em início de jornada, dando o seu melhor, dedicando sua atenção, seu olhar, seu zelo, seu amor de mãe.

*As profissionais trabalham sempre com equipamentos de proteção individual conforme suas funções. As máscaras foram retiradas somente no momento das fotos.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing