Nasceu em Tubarão/SC no mês de abril, um bebê, chamado Enrico, que possui anticorpos contra a Covid-19. A mãe que é médica, havia tomado as duas doses da vacina CoronaVac durante a gestação. A imunidade do bebê foi detectada através de teste realizado nos seus primeiros dias de vida.
Talita Mengali Izidoro, a mãe de Enrico, tomou a primeira dose da vacina na 34ª semana de gestação. A decisão de fazer a imunização foi conjunta entre a gestante e seu obstetra. Sendo assim, Talita tomou a primeira dose da CoronaVac no terceiro trimestre de gestação, que é quando o bebê já está formado e os riscos são baixos.
No segundo dia de vida de Enrico foram coletadas amostras de sangue para investigar se ele havia nascido com anticorpos. O teste de neutralização SARS-COV-2 foi feito pelo LabSC e encaminhado para fora do Estado. Quando chegou o resultado, a família comemorou.
O resultado do exame de Enrico foi de 22%. De acordo com o laboratório, quando o número é igual ou superior a 20% considera-se positivo e a pessoa está imunizada.
Por se tratar de um caso raro, o exame foi enviado para muitos médicos e especialistas, que ficaram com dúvidas. Todavia, o obstetra de Talita garante que Enrico está imunizado. A família pretende continuar investigando o caso para saber quanto tempo o bebê ficará imunizado e se o leite materno pode transferir anticorpos e continuar a imunização. O Enrico voltará a fazer testes para verificar a imunidade com 3 e 6 meses de vida.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela
Fonte: NSC Total
Foto: Arquivo Pessoal