A Secretaria Estadual da Saúde do RS iniciou hoje, segunda-feira, 24 de maio, a distribuição da vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa será distribuída 80.844 doses, do total de 108.264 em estoque, para 407 municípios gaúchos.
Os 23 municípios do Litoral Norte, segundo a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Janete Ferri, receberão doses desse imunizante. Os Municípios que recebem a vacina da Pfizer participaram de um treinamento especial, pois a vacina possui características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. Os municípios receberão suas doses refrigeradas entre 2°C e 8°C. Nesta temperatura, as doses podem ficar por até cinco dias (120 horas),portanto devem aplicar as doses da Pfizer até a próxima sexta-feira, 25 de maio.
Os municípios foram orientados a realizarem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses devem ser aplicadas em até seis horas.
As vacinas da Pfizer têm indicação do Ministério da Saúde para aplicação da primeira dose em pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos, cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal, pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.
Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes, como soro fisiológico.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela com informações do Governo do RS / Foto: Cristine Rochol / PMPA / Divulgação