Um estudo realizado por cientistas do laboratório Sinovac, na China, e divulgado nesta terça-feira, 29 de junho, afirma que a vacina contra a Covid-19 CoronaVac é segura e eficaz em crianças e adolescentes.
De acordo com artigo da revista científica The Lancet, após duas doses da CoronaVac aplicadas em um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo testado – 552 crianças e adolescentes saudáveis de 3 a 17 anos – produziu anticorpos contra o Sars-CoV-2.
O estudo passou por duas etapas apenas e ainda necessita da fase 3, que traz a conclusão e verifica qual o nível de proteção contra casos graves, hospitalizações e mortes. No atual estágio, fases 1 e 2, o objetivo dos pesquisadores é comprovar que, além de segura, a CoronaVac é capaz de ativar o sistema imune contra o vírus da Covid-19 para este grupo de pessoas.
Há algumas limitações no estudo, pois foi realizado com poucas pessoas e faltam dados sobre a segurança e resposta imunológica de longo prazo. Também existe a necessidade de testá-lo em pessoas de outras etnias.
Na China, a CoronaVac foi aprovada para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos no dia 04 de junho, se tornando o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid para crianças.
Vírus inativo
A CoronaVac utiliza a tecnologia do “vírus inativado”. Essas vacinas inativadas são compostas pelo vírus morto ou por partes dele. O vírus não consegue deixar as pessoas doentes, mas é suficiente para gerar uma resposta imune e criar no organismo uma memória de como se defender contra uma ameaça. A tecnologia é bem tradicional e foi desenvolvida há cerca de 70 anos.
Foto: LILLIAN SUWANRUMPHA/AFP