AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Torres está vacinando contra a gripe influenza a população a partir de 6 meses

Torres está vacinando contra a gripe influenza a população a partir de 6 meses

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe H1N1) de 2021 atingiu, até o momento, apenas 41,4% da cobertura vacinal, com a aplicação de 34.578.318 doses, conforme informa o Ministério da Saúde. Na semana passada, a pasta autorizou a ampliação da campanha para toda a população, a partir de 6 meses de idade.

Em Torres, de acordo com coordenador da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria da Saúde, o enfermeiro Renan Emerim Monteiro, o Município já está vacinando toda pessoa, acima de 6 meses, contra a influenza nas unidades de Saúde (ESFs). Embora os municípios possam ampliar a vacinação contra a influenza para toda a população (a partir de 06 meses de idade), deverão permanecer priorizando a vacinação dos grupos vulneráveis de gestantes, puérperas, crianças e idosos.

A secretaria da Saúde do Estado emitiu ontem, 07 de julho, a Resolução nº 172/21, com orientações elaboradas pela Comissão Intergestores Bipartite/RS, informando que está prevista a chegada da última remessa de vacinas influenza trivalente de 1.180.000 doses que completa 100% da população alvo da campanha. Porém, o documento não informava a data que os municípios irão receber novas doses da vacina.

“Nesse momento, o Município de Torres está vacinando a população que procura as unidades de saúde com as doses que temos em estoque. O Estado e a União planejam um dia D de vacinação, porém não temos como planejar essa ação sem recebermos o quantitativo total de doses para o grupo prioritário, para assim sabermos o que teremos para as demais faixas etárias”, explica o enfermeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos se dá para reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde em tempos de pandemia da Covid-19.

Vacina contra a Influenza  X  Vacina contra a Covid-19

O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Segundo as orientações sanitárias oficiais, para receber a vacina basta comparecer a um posto de saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, mas é necessário ter o cadastro no SUS, que também pode ser feito durante o atendimento.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing