O primeiro semestre de 2021 registrou o menor número de crimes contra a vida no Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados na quinta-feira, 08 de julho, pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). Dos 23 municípios monitorados pelo programa RS Seguro, Capão da Canoa, pertencente a região do Litoral Norte, não registra homicídios há três meses.
Segundo o levantamento à nível estadual, os casos de homicídio tiveram uma redução de 19% no primeiro semestre, os latrocínios apresentaram queda de 50% em junho, feminicídio diminuiu 6%, nenhum ataque à banco foi registrado, o roubo de veículos caiu 44,5%, além de significativa redução nos roubos de transportes coletivos em todo Estado.
O município de Capão da Canoa vem apresentando quedas nos índices de criminalidade e atentados contra a vida desde a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em 2018, que conta com monitoramento eletrônico. O espaço promove a articulação conjunta das diversas estratégias de prevenção à violência, reforçando as potencialidades na obtenção dos melhores resultados na redução da criminalidade.
O GGI conta com 220 câmeras que monitoram toda a cidade, oferecendo mais segurança à população. Os pontos, dispostos também em Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim, foram elencados em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Civil, que são forças atuantes no GGI. Há reconhecimento facial em pontos estratégicos e leitura de placas de veículos.
Foto: Divulgação/Governo Federal