AO VIVO
AO VIVO
Home Sem categoria A Diocese de Osório celebra a presença da Vida Consagrada em seu território

A Diocese de Osório celebra a presença da Vida Consagrada em seu território

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Na terceira semana de agosto a Igreja Católica convida os seus fiéis para conhecer mais, rezar e refletir sobre a Vida Consagrada. Uma multidão de homens e mulheres consagrados, espalhados por todos os cantos mundo, são uma presença marcante e ativa na história da Igreja e da sociedade, contribuindo em diversas iniciativas evangelizadoras, educativas, de saúde, caridade e de vida contemplativa.

Na Diocese de Osório, litoral Norte gaúcho, não é diferente, 10 dos 23 municípios da região possuem a presença e ação de pessoas que consagraram a sua vida a Deus a serviço da Igreja e dos irmãos, especialmente os mais fragilizados. Atualmente, a região da Diocese conta com a atuação de seis congregações de Vida Religiosa feminina, uma masculina e uma consagrada secular, presentes nos trabalhos pastorais e sociais nas comunidades.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, também vem de uma congregação religiosa, os Pobres Servos da Divina Providência (PSDP), mas atualmente ordenado bispo e, juridicamente, não pertence mais à Congregação.

“Para mim é muito importante que na Diocese esteja presente essa forma de seguimento de Jesus, pois pela sua radicalidade de vida é um sinal vivo que sinaliza para o Absoluto e o Eterno, é um convite a não esquecer que todo cristão precisa levar a sério o seguimento de Jesus. Ainda nos falta um sinal importante que ainda sonho trazer para a nossa Igreja Particular: uma comunidade de Vida Religiosa Contemplativa”, revela dom Jaime, afirmando que a Diocese é muito grata às consagradas que estão em nossas comunidades e aos Freis Capuchinhos pela sua presença e testemunho de vida doada.

Conheça cada congregação e instituto atuantes na Diocese:

Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS):

Fundada na Alemanha, no ano de 1833, por Madre Maria Teresa de Jesus Guerhardinger.  Em um contexto pós-guerra, uma jovem dinâmica e decidida a seguir Jesus Cristo, a fundadora viu na juventude feminina um campo de Educação e Evangelização.

Seu Carisma Educacional levou a Congregação a diversos lugares sonhando até com o Brasil. As IENS chegaram ao Brasil e estabeleceram-se em Santa Catarina. Nos anos seguintes chegaram no Rio Grande do Sul. Em 1932 o Jovem Padre Wunibaldo Backes assumiu a Paróquia de Santo Antônio da Patrulha da Patrulha, que além de zelar pela fé cristã cuidou também da Educação dos jovens patrulhenses.  Percebia que mais devia ser feito e projetou um Educandário para meninas e meninos para o qual chamou as Irmãs Escolares de Nossa Senhora que assumiram o Colégio Santa Teresinha.

As IENS sempre focaram seu ministério na Educação e nos serviços Pastorais. Além das Escolas muitas Irmãs promoveram ações sociais ligadas à saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Clube de Mães, Oficinas de Costura e Artes e formação de lideranças. Atualmente são quinze Irmãs atuando em um Colégio e em duas comunidades inseridas de Santo Antônio da Patrulha, Osório e Terra de Areia.

Conheça mais, em:

www.provinciaalc.org

Facebook: https://www.facebook.com/ssnd.palc

Instagram: @vocacional_iens

Fone: (51) 3331-2966 / (51) 9784-5088 / (51) 99618-0646

Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ)

As Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (ASCJ) são membros do Instituto fundado em 30 de maio de 1894, em Viareggio, Lucca-Itália, pela Bem-aventurada Clélia Merloni. Hoje estão presentes em 15 países: Itália, Suíça, Albânia, Benin, Moçambique, Filipinas, Estados Unidos, Haiti, Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal, Irlanda.

A missão é desenvolvida na área da Educação, Saúde, Serviço de Pastoral e Promoção humana e social. A fundadora, Madre Clélia Merloni, soube viver a espiritualidade e o amor do Sagrado Coração de Jesus. Com fé e esperança permitiu que nenhum obstáculo a impedisse de levar adiante a sua missão.

Em 1900, num ato de pioneirismo, fé, paixão e ousadia, as Apóstolas chegaram ao Brasil. Em 2005 foram procuradas pelo Conselho Provincial das Irmãs Dominicanas com o intuito de assumirem a Escola de Educação Básica São Domingos na cidade de Torres/RS, com o objetivo de manter na cidade uma Escola privada e confessional.

Atualmente, em Torres, as Irmãs atuam na educação na Escola de Educação Básica São Domingos. Também colaboram na Paróquia São Domingos na catequese, na formação das lideranças e na liturgia. Para o ano de 2021 a Congregação disponibilizou uma Irmã com o objetivo de atuar diretamente nas atividades de Pastoral Paroquial. Em 2021 são quatro religiosas em Torres: Irmã Lenira Maria Casagrande, Irmã Maria Iolanda Goll, Irmã Nilve Maria Lovatto e Irmã Rozana Perico (Superiora Local).

Conheça mais, em:

www.apostolas-pr.org.br

Instagram: @iascj.br

E-mail: [email protected]

Fone: (51) 3626-4294

Irmãs Missionárias de São Carlos Barromeo – Scalabrinianas (MSCS)

A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Barromeo – Scalabrinianas (MSCS) foi fundada em 25 de outubro de 1895 e tem como carisma atuar no serviço evangélico aos migrantes e refugiados.

A atuação dessa Congregação no Litoral Norte se dá em Torres e Capão da Canoa, especialmente nos hospitais Nossa Senhora dos Navegantes e Santa Luzia.

Nossa Senhora dos Navegantes, Torres/RS:

Desde início de 2019 as irmãs presentes no hospital acompanham as atividades da Pastoral da Saúde com os doentes internados, bem como, acompanhamento das famílias deles. A gestão geral dos diferentes serviços está confiada a profissionais contratados, exercendo atividades específicas para o Sistema Único de Saúde conforme legislação nacional.

Hospital Santa Luzia, Capão da Canoa/RS

Desde novembro de 2019, as irmãs permaneceram com atividades de atendimento junto aos doentes, dedicando-se na enfermagem, controle hospitalar e pastoral da saúde.

Em 2021 fazem parte da comunidade as irmãs Gertrudes Bordignon como enfermeira, Ana Beatriz Minuscoli, atuando na pastoral hospitalar. Ir. Rosa Maria Smaniotto se ocupa com atividades específicas na comunidade religiosa.

Conheça mais, em:

Serviço Scalabriniano Juventudes e Vocações

Rua Álvaro Quadros, 563 – Bairro São Cristóvão – Cx. P: 179, CEP:  99062-970 – Passo Fundo/ RS

Instagram: @irmas.scalabrinianas

Facebook: https://www.facebook.com/irmascalabrinianas

PlayStore: juvescal

Fone: (54) 99930-6767

Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (EFSNSA)

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, fundada em 1928, em Porto Alegre/RS, por Madre Clara Maria de Azevedo e Souza e Frei Pacífico de Belevoux (OFMcap), assume a   espiritualidade Franciscana   e invoca Nossa Senhora sob o título de Aparecida, como mãe e especial padroeira.

O modo de vida fundamenta-se no seguimento de Jesus Cristo, do jeito de Francisco e Clara de Assis, sentindo a presença de Cristo nos irmãos e irmãs, principalmente nos mais abandonados, os sem vez e sem voz, na sociedade.

Hoje ela está presente em vários Estados do Brasil, na Bolívia e na África Ocidental. Tem como espaços de missão as Comunidades Eclesiais, Paróquias, Organismos   e Movimentos   Sociais   Saúde, Educação de Ensino Regular, Educação junto aos surdos e povos indígenas. A educação e saúde informal, em diferentes dimensões e projetos, continuam sendo consideradas pela Congregação, uma ocasião privilegiada para a evangelização e promoção humana.

Hoje, a cidade de Osório conta com a presença e atuação de três Irmãs, que se   dedicam às diversas pastorais:  Diocesanas e Paroquia, trabalhando de maneira simples e fazendo parte da história desta cidade.

Conheça mais, em:

www.cifa.org.br

www.savcifa.blogspot.com.br

Rua: Firmiano Osório, 663 – Bairro: Centro, 95520-000 – Osório/RS

Fone: (51) 3663-1525 / (51) 99817-6570 WhatsApp

E-mail: [email protected]

Irmãs Franciscanas de Penitência e Caridade Cristã (IFPCC)

Desde 1970, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã estão presentes na área do Litoral Norte. Primeiramente iniciaram sua missão em Tramandaí, desde a fundação do hospital da cidade.

Mais tarde, em Cidreira, as Irmãs foram solicitadas em 1978, para a missão de continuarem a obra Social Nossa Senhora da Saúde, pequeno hospital, ambulatório, centro de atendimento às crianças, creche, clube de mães e atendimento espiritual.

Em Cidreira, a comunidade continua sua missão em meios populares, na pastoral paroquial, pastoral da criança e catequese. Atende a casa do pão “Casa Belém” no Bairro Chico Mendes. São quatro religiosas em Cidreira.

Conheça mais, em:

www.deuscuida.com

[email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/vocacao.madremadalena  

Endereço: Comunidade Nossa Senhora da Saúde

Rua Getúlio Vargas, 2541, CEP: 95595-000 – Cidreira, RS

Fone: (51) 3681-1134

Consagrada Secular do Instituto Secular Murialdo (ISMUR), em Xangri-Lá.

O Instituto Secular Murialdo foi fundado em 18 de maio de 1990 em Caxias do Sul/RS e tem como fundadora, Moema Rodrigues Muricy. O Carisma do Instituto é testemunhar o amor misericordioso da Santíssima Trindade no mundo secularizado e afastado de Deus, tecendo relações mais justas e fraternas, no cuidado pela vida, se dedicando, especialmente, aos oprimidos e excluídos.

Com fundação brasileira, a consagrada secular Gelci Maria Unser atua na Diocese de Osório por meio das Pastorais Sociais e, profissionalmente, é servidora pública em Xangri-Lá. As demais consagradas seculares do Instituto atuam em Caxias do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo, Carazinho, Planalto. No Paraná, nas cidades de Curitiba e Londrina. Também com presença nos países da Argentina, Chile, México, Equador, Itália e iniciando na Índia.

Conheça mais, em:

Site: ismur.com.br/institutos_seculares.php

E-mail: [email protected]

Fone: (51) 981194019 (WhatsApp)

Moema Rodrigues Muricy

Fone: (54) 99998-1780 (WhatsApp)

[email protected]

Freis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap):

Freis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) são chamados a viver sua missão e vocação de menor junto aos mais simples. O fundador é São Francisco de Assis, o qual fundou a Primeira Ordem em 1209. Ele desejava viver uma vida de simplicidade, conforme ouvira do evangelho que diz: “não levem ouro ou prata, nem sacola ou alforje, nem pão, nem bastão, nem tenham duas túnicas” (Mt 10,9-10).

Os Freis Capuchinhos, que são um ramo dos Franciscanos, surgiram na Itália no ano de 1526. No Rio Grande do Sul, os Freis que vieram da França, chegaram a Garibaldi em 1896.

Na Diocese de Osório, os Freis capuchinhos assumem a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, atendendo Tramandaí e Imbé, no dia 6 de março de 1983. Atualmente estão presentes na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Tramandaí, onde residem os freis Irineu Trentin, Romoaldo Breda e Osmar Otávio Junior.

Além de observar os três conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade), os Freis organizam a vida e a missão a partir de quatro pilares: Fraternidade, Minoridade, vida Apostólica, Oração e contemplação.

Conheça mais, em:

www.capuchinhosrs.org.br

@freiscapuchinhos
Fone: (54) 3228-2266

Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência (FMSP)

A atuação se dá no município de Capão da Canoa.

Fonte: Melissa Maciel / ASCOM Diocese de Osório

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing