Em Torres, foram avistadas seis baleias-francas, e em Passo de Torres, cinco.

O principal sobrevoo da temporada 2021 de monitoramento das baleias-francas, realizado pelo Porto de Imbituba registrou a avistagem de 114 baleias entre Torres e Florianópolis, na última semana. Dentre esses indivíduos, foram observados 52 pares de mãe com filhote, sete adultos e três subadultos da espécie.

Foto: Comunicação SCPAR Porto de Imbituba

O monitoramento aéreo percorreu toda a costa que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA). A equipe de observadores é formada por dois biólogos e um oceanógrafo. Ao encontrar alguma baleia, os técnicos fazem o registro da quantidade e localização das baleias, além da fotografia. As imagens podem ser utilizadas na identificação das baleias-francas adultas, possível através de calosidades que a espécie possui sobre a cabeça, únicas em cada indivíduo, como uma impressão digital.

“O resultado foi muito bom, com um número consideravelmente maior em relação ao mesmo período do ano passado”, avalia Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do Porto. Em setembro de 2020 o sobrevoo registrou 30 baleias-francas na mesma área onde, desta vez, foram avistadas 114 baleias.

A ação é desenvolvida dentro das atividades do Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária, e executada pela Acquaplan. O próximo sobrevoo está previsto para novembro, no fim da temporada.




Fonte: Comunicação SCPAR Porto de Imbituba