AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Município de Arroio do Sal adquire GPS de alta precisão para serviços de topografia

Município de Arroio do Sal adquire GPS de alta precisão para serviços de topografia

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis, levantamento topográfico de terrenos, obtenção de dados para obras de saneamento, edificações, loteamento, aberturas de novas vias de circulação, altimetria e batimetria são alguns dos trabalhos possíveis com a utilização do GPS GNSS RTK, marca Stonex, modelo S900A, adquirido recentemente pelo Município de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Planejamento.

Segundo o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), o equipamento é um dos mais modernos e considerado como de alta precisão para atender de forma eficaz os serviços e projetos de urbanização do Município.

“O Município investiu o valor de cerca de R$ 93 mil na aquisição desse equipamento, buscando profissionalizar ainda mais os projetos que já estão em execução, como o Centro Municipal de Atendimento Especializado ‘Sandrinho’, para o qual já está se utilizando dessa modernidade”, conta o prefeito Bolão.

Servidores municipais foram treinados por profissional da empresa fornecedora, sobre como operar o seu novo receptor para serviços da Secretaria de Planejamento. Para o secretário da pasta, Ranieri Antônio Pereira Braga, “com a tecnologia, os levantamentos topográficos serão feitos com uma maior agilidade, qualidade, rapidez, precisão e posicionamento em tempo real, ou seja, obtendo informações diretamente no campo de trabalho, sem a necessidade de pós-processamento.

O servidor municipal especialista em topografia, Artur Gilberto Grumvaldt, com larga experiência em uso de modelos de equipamentos de topografia comemora a aquisição e explica que se trata de um dos melhores equipamentos do país.

“É um avanço tecnológico nunca visto antes. Uma conquista para Arroio do Sal, especialmente para a Secretaria de Planejamento, que possuía um equipamento defasado e que não permitia, por exemplo, realizar mapeamento urbano por georreferenciamento, como passamos a contar agora. Com o novo GPS, nosso trabalho será facilitado e de maior qualidade no planejamento dos projetos para a cidade”, afirma o topógrafo Artur.

O Sistema GNSS é um Sistema Global de Navegação por Satélite, utilizado para determinação de coordenadas, onde uma constelação de satélites permite determinar o posicionamento e a localização de um ponto em qualquer parte do mundo, sob variadas condições climáticas.

Fonte: Melissa Maciel / Ascom PMAS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing