Coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis, levantamento topográfico de terrenos, obtenção de dados para obras de saneamento, edificações, loteamento, aberturas de novas vias de circulação, altimetria e batimetria são alguns dos trabalhos possíveis com a utilização do GPS GNSS RTK, marca Stonex, modelo S900A, adquirido recentemente pelo Município de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Planejamento.

Segundo o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), o equipamento é um dos mais modernos e considerado como de alta precisão para atender de forma eficaz os serviços e projetos de urbanização do Município.

“O Município investiu o valor de cerca de R$ 93 mil na aquisição desse equipamento, buscando profissionalizar ainda mais os projetos que já estão em execução, como o Centro Municipal de Atendimento Especializado ‘Sandrinho’, para o qual já está se utilizando dessa modernidade”, conta o prefeito Bolão.

Servidores municipais foram treinados por profissional da empresa fornecedora, sobre como operar o seu novo receptor para serviços da Secretaria de Planejamento. Para o secretário da pasta, Ranieri Antônio Pereira Braga, “com a tecnologia, os levantamentos topográficos serão feitos com uma maior agilidade, qualidade, rapidez, precisão e posicionamento em tempo real, ou seja, obtendo informações diretamente no campo de trabalho, sem a necessidade de pós-processamento.

O servidor municipal especialista em topografia, Artur Gilberto Grumvaldt, com larga experiência em uso de modelos de equipamentos de topografia comemora a aquisição e explica que se trata de um dos melhores equipamentos do país.

“É um avanço tecnológico nunca visto antes. Uma conquista para Arroio do Sal, especialmente para a Secretaria de Planejamento, que possuía um equipamento defasado e que não permitia, por exemplo, realizar mapeamento urbano por georreferenciamento, como passamos a contar agora. Com o novo GPS, nosso trabalho será facilitado e de maior qualidade no planejamento dos projetos para a cidade”, afirma o topógrafo Artur.

O Sistema GNSS é um Sistema Global de Navegação por Satélite, utilizado para determinação de coordenadas, onde uma constelação de satélites permite determinar o posicionamento e a localização de um ponto em qualquer parte do mundo, sob variadas condições climáticas.

Fonte: Melissa Maciel / Ascom PMAS