AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Com a presença de 50 cavaleiros, deu-se início aos festejos Farroupilha em Torres

Com a presença de 50 cavaleiros, deu-se início aos festejos Farroupilha em Torres

por Camila Brozowski
A+A-
Reset

Com a presença de cerca de 50 cavaleiros na Praça XV, neste último domingo, 12 de setembro, foram iniciadas as comemorações alusivas à Revolução Farroupilha, em Torres. Em sua fala, o prefeito Carlos Souza destacou a importância da data para a história do Rio Grande do Sul e em particular pela atuação de Anita Garibaldi no processo. Este ano, a chama foi recebida pela primeira-dama Susi Souza, em sintonia com o tema 2021, “Caminhos de Anita”, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

A Centelha Crioula deslocou-se do Parque do Balonismo em direção à Praça. Os tradicionalistas saíram acompanhados das prendas, conduzindo a chama e as bandeiras até a Praça XV. Os Festejos Farroupilha 2021 em Torres têm a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e do Esportes. Os Festejos deste ano tem por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroina conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

O ato contou também com a presença do vice-prefeito Fábio Amoretti, acompanhado pela sua esposa Adriana Amoretti, do secretário da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, e demais secretários municipais, vereadores, representantes de entidades tradicionalistas e do público em geral.

Fonte: Prefeitura de Torres
Fotos: Ascom Prefeitura de Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing