AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Iniciativas marcam, na Igreja Católica no brasil, a celebração do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Iniciativas marcam, na Igreja Católica no brasil, a celebração do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Muitas iniciativas na Igreja no Brasil marcam a celebração do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado comemorando no próximo dia 26 de setembro. Algumas capitaneadas pela Rede Clamor Brasil como a live no próximo dia 24/09, às 19h30, com o tema: “A Igreja Católica em São Paulo em defesa dos direitos do migrante e refugiado – rumo a um nós cada vez maior” e a missa no domingo, 26 de setembro, ao 12h.

Haverá também uma celebração eucarística na Basílica de Aparecida (SP) no próximo dia 26 de setembro, às 8h. O Instituto Migrações e Direitos Humanos lança em suas redes sociais, na quinta, 23/09, um vídeo especialmente produzido para a semana que aborda a solidariedade como caminho para enfrentamento às dificuldades dos migrantes e refugiados.

Outra ação também importante é 2ª Campanha para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Com o tema, “Eu não, nós”, a ação é um iniciativa das Irmãs Scalabrinianas em favor da acolhida compassiva às pessoas em situação de migração e refúgio, para celebrar a diversidade como bem necessário à paz e à fraternidade.

O tema é inspirado na Mensagem do Papa Francisco, intitulada “Rumo a um nós cada vez maior” e na sua Encíclica “Fratelli Tutti” que denuncia a tendência crescente do egoísmo, justificado pela necessidade de autoproteção em tempos de pandemia e em meio a outras crises que ameaçam a sociedade contemporânea.

Segundo a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, a irmã Rosita Milesi, em vídeo divulgado por ocasião da celebração 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, é possível transformar as fronteiras em lugares privilegiados de encontro onde possa crescer, cada vez mais, um nós amplo e fraterno, do tamanho da humanidade.

Mensagem do Papa Francisco

Nesse sentido, por ocasião do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, o Papa reforça o convite a não pensarmos nos migrantes e nos refugiados como os “outros”, mas trabalhar na construção do “nós cada vez maior” e apontar caminhos comuns. Unidos em um único abraço na diversidade de seres humanos devemos cuidar da Casa Comum como nosso habitat natural que nos faz todos irmãos e irmãs. A programação prevê atividades online devido à pandemia. Possíveis atividades presenciais devem obedecer às normas sanitárias anti-Covid-19.

Conheça o vídeo da campanha:

Organização

A Campanha é uma iniciativa da Assessoria de Imprensa Scalabriniana e conta com uma Equipe interconfessional, intercongregacional, composta por padres, religiosas, pessoas em situação de migração e refúgio, jornalistas e artistas.

A organização da Campanha convida a todas as pessoas de boa vontade a participarem ativamente, promovendo algum evento em suas Redes Sociais e espaços: grupos religiosos diversos, ONG’s, movimentos, pastorais, grupos, juventudes, artistas, “ rumo a um nós cada vez maior”.

Os materiais de apoio da Campanha incluem: Texto-base, artes para Redes Sociais, vídeos, podcasts, camisetas e manual, entre outros. A Campanha “Eu não, nós” de 2021 sucederá a exitosa Campanha “Em fuga”, de setembro de 2020, que versou sobre os deslocados internos no Brasil e no mundo. Todo o conteúdo da Campanha “Em Fuga” se encontra na edição especial da Revista Exodus.

Foto da capa: arte da 2ª Campanha para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado realizada pelas irmãs Scalabrinianas

Fonte: CNBB