AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Torres terá ações alusivas ao Outubro Rosa

Torres terá ações alusivas ao Outubro Rosa

por Camila Brozowski
A+A-
Reset

Ações alusivas ao Outubro Rosa serão realizadas em Torres durante todo o mês de outubro. Conforme a Prefeitura de Torres, ocorrerão atendimentos atendimento nas unidades ESF´s, em horários flexíveis para facilitar o acesso das mulheres na realização de seus exames preventivos, seguindo todos cuidados em relação à Covid-19.

Em especial, no mês de Outubro a área da saúde se mobiliza para proporcionar mais atendimentos à saúde da mulher, não deixando cair no esquecimento os cuidados para a prevenção do câncer de mama e colo do útero. A equipe da rede municipal de saúde convida a população feminina a participar dos eventos do Outubro Rosa que ocorrerão no mês de outubro em todas as Unidades de Saúde do município e no Posto Central. Cada Unidade terá uma programação, seguindo as necessidades do local. Confira a programação do Posto Central e ESFs.

Em todas as oportunidades, serão abordados os temas referentes a Campanha de Saúde da Mulher, principalmente conscientização sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero. Serão dadas orientações e esclarecimentos e realizados agendamento de mamografia, coleta de material para exame citopatológico de colo de útero, coleta de testes rápidos, entre outros. As Unidades de Saúde também atuarão em determinados dias com horário estendido. Para participar das ações, as mulheres devem procurar as Unidades de Saúde ou as agentes comunitárias para mais informações.

O Outubro Rosa é uma ação conhecida e comemorada em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, este movimento iniciou em São Paulo em 2002 e posteriormente se propagou para outras capitais em outubro de 2008. Apesar de ainda estarmos vivendo uma pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção das mulheres para a importância da campanha e estimula o autoexame das mamas que pode ser feito em casa pela própria paciente. Este é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e por isto, merece tanta atenção. Confira:

CRONOGRAMA DAS AÇÕES:

VILA SÃO JOÃO: ESF PADRE LUIZ BENINI
Nos dias 06 e 27 de outubro atenderão no horário estendido até as 21h e no sábado do dia 16 de outubro das 09h às 14h.
Será oferecido coleta de citopatológico de colo de útero e solicitação de mamografia. Nos mesmos dias e horários serão oferecidos também testes rápidos.

VILA SÃO JOÃO: ESF ALBERTO JOÃO MIGUEL
Nos dias 06 e 20 de outubro, atenderão em horário estendido até as 20h. Será oferecido coleta de citopatológico de colo de útero e solicitação de mamografia. Nos mesmos dias serão oferecidos também testes rápidos.

POSTO CENTRAL
No dia 09 de outubro, sábado, o posto funcionará das 08h às 17h e todas as quartas-feiras do mês o atendimento será exclusivo para saúde da mulher das 08h às 17h. Nas terças e quintas do mês de outubro em horário comercial será realizado nas praias os procedimentos em prol do mês da mulher.
Serão realizados agendamento de mamografias, procedimentos como coleta de material para exame citopatológico de colo de útero coleta de testes rápidos, entre outros.

ESF CURTUME
Dos dias 18 a 22 de outubro, das 08h às 11h e 13h30 às 17h, serão realizados exames de coleta de citopatológico de colo de útero, solicitação de mamografia e testes rápidos. No dia 19 de outubro terá sala de espera com a Psicóloga da unidade.

ESF SÃO FRANCISCO
Terças, quintas e sextas, das 08h às 12h e mais no dia 23 de outubro, sábado, das 08h às 12h e 13h30 às 17h30, será realizada coleta de citopatológico, solicitação de mamografia e testes rápidos. Durante a semana os profissionais de enfermagem estarão na unidade realizando os procedimentos também no atendimento normal do posto.

ESF SÃO BRAZ
No dia 09 de outubro, sábado, o atendimento será das 08h às 12h e nas quartas-feiras dos dias 06 e 27 de outubro o atendimento será até as 20h, serão realizados exames de coleta de citopatológico de colo de útero, solicitação de mamografia e testes rápidos.

ESF SÃO JORGE
Nos dias 13 e 20 de outubro, o atendimento será até as 21h e dia 09 de outubro o atendimento será das 08h às 12h, serão realizados exames de coleta de citopatológico de colo de útero, solicitação de mamografia e testes rápidos. No sábado dia 09 de outubro terá atendimento médico.

ESF MANOEL BERNARDINO DOS SANTOS (RIO VERDE)
Para as moradoras do Rio Verde e arredores será realizada ação com a intensificação da coleta de exame citopatológico, solicitação de mamografia e Testes Rápidos nos dias 16 e 23 de outubro, das 08h às 12h.

Fonte: Prefeitura de Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing