AO VIVO
AO VIVO
Home SEGURANÇA RS: Brigada Militar lança plano de operações especiais que ocorrerão até o final do ano

RS: Brigada Militar lança plano de operações especiais que ocorrerão até o final do ano

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A Brigada Militar realiza durante este mês de outubro uma série de operações especiais, integrantes de um novo Plano Tático-Operacional, o qual consiste na articulação policial militar por áreas de Comandos Regionais.

As operações seguirão as diretrizes do programa RS Seguro (integração, inteligência e investimento qualificado), e a cada semana, determinados Comandos Regionais da corporação desenvolverão operações específicas, focando na prevenção da violência e na contínua redução dos indicadores de criminalidade, que vem sendo computada.

Segundo a BM, a finalidade é reforçar a prevenção de delitos; maximizar ações de visibilidade e da presença policial nas ruas, aumentando a sensação de segurança para as comunidades; e promover repressão qualificada e respostas adequadas à criminalidade e à violência, em um sistema dinâmico, com atividades monitoradas e reavaliadas para melhor eficácia do trabalho.

Foto: Divulgação/Brigada Militar

Com o novo Plano Tático-Operacional, a Brigada Militar também busca ampliar a integração com outros órgãos de segurança e com as comunidades onde as operações acontecerão até o final de 2021.

Além dos 16 Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs), que incluem o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), estarão atuando, dentro de suas especialidades ou em apoio às ações, os Comandos Rodoviário (CRBM), Ambiental (CABM), de Polícia de Choque (CPChq) e de Órgãos Especiais (COE), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar. O plano prevê suporte específico de todos os setores administrativos da instituição, tanto para execução das ações diretamente, quanto para as demandas conexas.

Sistema Tenet

O sistema que gerenciará as ações do novo Plano Tático-Operacional da Brigada Militar foi denominado Tenet. A inspiração para o nome está em um intrigante achado arqueológico na Europa, conhecido como quadrado Sator, que apresenta a palavra Tenet ao centro, em conjunto com outras palavras em perfeito palíndromo, que é uma frase ou palavra que pode ser lida da esquerda para a direita ou vice-versa. A Brigada Militar faz alusão ao conceito de início-fim-retorno que a ideia encerra, pois nunca para e segue atuando forte em todas as localidades do Rio Grande do Sul.

Fonte: Ascom/BM

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing