AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Daer desenvolve sistema on-line para agilizar autorizações especiais de trânsito

Daer desenvolve sistema on-line para agilizar autorizações especiais de trânsito

por Camila Brozowski
A+A-
Reset

Os veículos que transportam cargas especiais ou de grandes dimensões terão o trânsito em rodovias autorizado com 75 por cento mais rapidez a partir de 2022. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – está finalizando os testes do sistema que informatizará a emissão da licença.

O processo será inteiramente on-line, sem que o transportador precise se deslocar até o Daer para encaminhar a documentação. A estimativa é que a autorização especial de trânsito (AET), hoje emitida no prazo de um mês, fique pronta em apenas uma semana.

“É mais um passo que estamos dando para a desburocratização do serviço público e a adequação da rotina do Estado às facilidades proporcionadas pela tecnologia”, salienta o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Com esse novo sistema, agilizaremos as atividades do setor de transportes de cargas, tão importante para a economia do Rio Grande do Sul.”

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a expectativa é de que a emissão digital de AETs entre em vigor no primeiro trimestre. “Ao transformarmos processos físicos em digitais, estimularemos o trabalho de empresas e profissionais autônomos que necessitam de autorização para deslocar seus veículos pelas rodovias gaúchas, entre eles caminhões com cargas-vivas, especiais e de grandes dimensões”, afirma o dirigente.

Por ano, o Daer expede mais de nove mil AETs – que autorizam a circulação em trechos específicos de rodovias por um período limitado. “O sistema será capaz de evitar erros iniciais e, dessa forma, os profissionais da autarquia receberão as informações completas, evitando a necessidade de solicitar revisões e complementações”, ressalta o diretor de Operação Rodoviária do departamento, Sandro Wagner dos Santos. “Além disso, os servidores que atuam no interior do estado não necessitarão mais realizar essas atividades, uma vez que serão on-line, e estarão liberados para executar outras tarefas”, acrescenta o diretor.

O projeto está sendo desenvolvido pelas superintendências de Transportes de Carga (STC) e de Tecnologia da Informação (STI) do Daer, sem ônus para o Estado. As melhorias começaram a ser testadas pelo público interno em setembro e, neste mês, por engenheiros mecânicos que encaminham a documentação para a autarquia.

“Já recebemos os primeiros feedbacks, e em dezembro, quando encerra esta etapa, serão implantadas as sugestões que irão qualificar o processo”, explica a superintendente da STC, Diná Fernandes. “Uma vez implantado o sistema, os requerentes irão solicitar e imprimir a AET aprovada, com validação por QR code. Esse código comprovará a regularização dos veículos e será exibido aos fiscais durante as abordagens”, finaliza a engenheira civil.

Fonte: Correio de Imbé