AO VIVO
AO VIVO
Home ECONOMIA Município de Arroio do Sal alcança o 2º lugar entre os municípios do Litoral Norte com a melhor gestão fiscal

Município de Arroio do Sal alcança o 2º lugar entre os municípios do Litoral Norte com a melhor gestão fiscal

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2021, com dados relativos a 2020, foi divulgado na última quinta-feira, 21 de outubro, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal.

Foto: Sergio Augusto Bonfanti Júnior

Dentre os 23 municípios do Litoral Norte, Arroio do Sal ficou em segundo lugar, atrás de Capivari do Sul que conquistou o primeiro lugar do ranking. O terceiro colocado na região é o município de Santo Antônio da Patrulha.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), comemora a conquista do segundo lugar no segundo ano consecutivo, período de sua administração, e afirma que a meta é alcançar o primeiro lugar, garantindo que o município vai continuar atuando em todas as frentes para promover avanços com responsabilidade e equilíbrio.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Felipe Valim, nos últimos anos a Administração Pública desenvolve um trabalho muito sério e comprometido, arcando com as obrigações de gestão e focando nos gastos prioritários. E esse trabalho vem colocando o Município como referência de gestão fiscal na região e melhorando os índices no Estado.

O contador do Município, Sergio Augusto Bonfanti Júnior, explica que o IFGF é composto pelos indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos e o município é classificado em um dos conceitos do estudo: gestão crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), gestão em dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) e gestão de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).

Foram avaliadas no IFGF 2021 as cidades que declararam suas contas de 2020 de forma consistente até 10 de agosto de 2021, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No estudo, foram avaliados 5.239 municípios que, na média, atingiram 0,5456 ponto.

Fonte: Ascom PMAS / Melissa Maciel

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing