AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Segundo a tradição da Igreja Católica, o dia dos fiéis falecidos, dia de finados, é celebrado amanhã, 2 de novembro

Segundo a tradição da Igreja Católica, o dia dos fiéis falecidos, dia de finados, é celebrado amanhã, 2 de novembro

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Segundo a tradição da Igreja Católica, o dia dos fiéis falecidos, dia de finados, é celebrado no dia 2 de novembro. Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

A própria doutrina da Igreja ensina que este é papel de todo cristão – rezar pelos que nos precederam na morte. É assim, aliás, que o entendeu o novo Catecismo da Igreja Católica, ao expor que “os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu.” (nº 1030).

Sempre ensinou também a Igreja Católica que, aos mortos que devem ser purificados, muito ajudam os sufrágios, preces e sacrifícios dos irmãos vivos, visto o imenso tesouro da chamada “comunhão dos santos”. Para ensinar esta doutrina, a Igreja sempre se amparou no texto bíblico do primeiro livro dos Macabeus 12, 38-45, que assim conclui: “É, pois, santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados.”

“Este é o motivo de nossas orações pelos falecidos. Cremos que estão vivos. Cremos que a fé em Cristo os salvou. Não esquecemos, porém, que muitas fragilidades humanas talvez impeçam a sua imediata acolhida na visão beatífica. E por eles oferecemos preces e sacrifícios, especialmente no Dia de Finados, para que, quanto antes, lhes resplandeça a luz da bem-aventurança”.

Fonte: CNBB

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing