Inicia a partir de amanhã, 03 de novembro, às 10h, no Centro Comunitário Nossa Senhor das Dores (Rua José Osório Cabral, 1084, bairro Stan), a Consulta Popular 2021/2022, em Torres. Este encontro é um ponta pé inicial para a população torrense escolher os projetos de desenvolvimento a receberem recursos que o Governo do Estado destina para o processo.

Lançada em 30 de agosto, a Consulta Popular 2021 prevê R$ 30 milhões para investimento em projetos de desenvolvimento regional; valor 50% superior aos R$ 20 milhões destinados ao programa em 2020. A verba é distribuída entre as 28 regiões do Estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Definido o valor para cada região, o Governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) organizam o processo de discussão em assembleias públicas regionais.

Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu, por meio da Lei 11.179, a participação popular na decisão do direcionamento de parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.