A Secretaria da Saúde (SES) realizará nesta sexta-feira (5/11) a entrega de 305 mil doses de vacinas da Pfizer contra o coronavírus a todos os municípios do Estado. O lote será destinado à primeira dose dos adolescentes dos 12 aos 17 anos e para as doses de reforço das pessoas com mais de 60 anos.

A distribuição foi pactuada entre a SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Nesta última quarta-feira (4/11), o Estado já havia realizado a distribuição de outras 365 mil doses de Pfizer e AstraZeneca/Fiocruz/Oxford.

Dessa remessa prevista para sexta-feira, cerca de 104 mil doses serão destinadas às primeiras doses de adolescentes. Até o momento, 69% do publico dos 12 aos 17 anos já recebeu a primeira dose, o que representa cerca de 595 mil jovens. Aproximadamente 283 mil ainda precisam fazer a primeira das duas doses necessárias (com intervalo de oito semanas entre elas).

Vacinação dos jovens no RS
12 aos 14 anos: 248 mil vacinados com primeira dose (60% do total)
15 aos 17 anos: 347 mil vacinados com primeira dose (75% do total)

A outra parte do lote a ser enviado é destinada às doses de reforços dos idosos. Esse público deve receber a dose extra seis meses após ter feito a segunda dose ou a dose única. São 201 mil doses a atender essa demanda. Até agora, 460 mil idosos já fizeram a dose de reforço no Estado, entre os mais de 2 milhões que completaram o esquema básico de duas doses ou dose única. Trabalhadores da saúde e pessoas com imunossupressão também estão recebendo neste momento essa aplicação adicional.

Mais de 16 milhões de doses já foram aplicadas contra a covid-19 no RS. Cerca de 79% da população total do Estado já fez ao menos uma dose, enquanto 62% completou o esquema completo (duas doses ou dose única).

Clique aqui e acesse a planilha de distribuição das doses em 05.11.21

Fonte: Governo do RS