Já é uma prática nas escolas municipais de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, a atividade de orientação e entrega de Kits de higiene bucal para os alunos da rede de ensino municipal. O kit é composto por uma escova de dente, fio dental e creme dental.

A iniciativa corresponde ao Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, com a execução do Município, visando a integração e articulação permanente da educação e da saúde, na busca de qualidade de vida da população através da promoção da saúde e de atividades de prevenção.

Para os secretários municipais, Diego Feldmann e Diego Dias, o Município entende a iniciativa como uma atividade complementar ao currículo, garantindo a saúde e o bem-estar dos educandos, pois com saúde se aprende melhor.

O prefeito em exercício, José Diogo Martins Pereira (Zeca), afirma que a escola tem o papel de construir boa parte da história de uma pessoa. É um dos primeiros locais que ficamos sem os pais por perto, fazemos novas amizades e adquirimos conhecimento. E esse ambiente de descobertas e aprendizagens é propício para orientar os pequenos sobre os cuidados que eles deves seguir com a saúde bucal desde criança, adotando hábitos para toda a vida.

Os kits são entregues pela equipe odontológica das unidades de saúde do Município, os ESFs, inicialmente para alunos matriculados na rede municipal do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.

Fonte: ASCOM PMAS / Melissa Maciel