AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Pesquisa de estudante de Osório conquista 1º lugar e recebe credenciamento para Genius Olympiad 2022, nos Estados Unidos

Pesquisa de estudante de Osório conquista 1º lugar e recebe credenciamento para Genius Olympiad 2022, nos Estados Unidos

por Camila Brozowski
A+A-
Reset

O trabalho da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi premiado em primeiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas da Femic  Jovem, durante a 5ª Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic).

O evento ocorreu de forma on-line entre os dias 25 de outubro e 6 de novembro de 2021.

Victórya participou com o “Projeto  Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho” (leia mais abaixo).

O trabalho da estudante recebeu a maior nota da Femic Jovem, alcançando a somatória máxima em todos os critérios e com todos os avaliadores.

Ela foi premiada com credencial para participar da Genius Olympiad, em Nova Iorque (EUA), e com um destaque, assim sua história será contada na revista em quadrinhos da Femic.

Sobre o projeto 

O trabalho de pesquisa “Projeto Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho” buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho. Para isso, foi realizado o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí.

O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular inovador, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como loja virtual.

A pesquisa tem orientação da professora Flávia Twardowski, atual diretora do Campus Osório, sob coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

Victórya comenta que com o Projeto Fidere já são 20 premiações, mas se levar em conta os demais projetos dos quais participa, são mais de 30 reconhecimentos já recebidos em feiras regionais, nacionais e internacionais.

Quanto ao credenciamento para a Genius Olympiad, ela afirma estar extremamente feliz e grata por tudo que a educação, a ciência e a orientação da professora Flávia Twardowski lhe proporcionou e proporciona.

“Fazer ciência é a maior paixão da minha vida, e é a minha forma de fazer a diferença no mundo. Então, ser escolhida para representar nosso país mais uma vez e poder contar de todo esse amor que tenho pela ciência é uma imensa honra e felicidade. Tenho certeza que eu e a professora Flávia daremos o nosso melhor para levar o nome de Osório, do Rio Grande do Sul, do IFRS e do país nesse tão importante evento internacional.”

Sobre ter sua trajetória na ciência compartilhada com outras pessoas na revista em quadrinho da Femic, Victórya comenta “Espero que sirva de inspiração e exemplo para outros jovens de que é possível, através da educação e da ciência, fazermos a diferença e realizarmos nossos sonhos.

Quero que esse importante meio de comunicação mostre como uma menina que abraçou a iniciação científica aos 14 anos pode, junto a seus orientadores, tornar tudo possível e que, desse modo, outros estudantes também possam”, finaliza.

Sobre a Genius

O que é a Genius – International High School Environmental Project Olympiad?

É uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais. Fundada e organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova Iorque, ocorre em Oswego, Nova Iorque (EUA). A Genius Olympiad sedia projetos em cinco disciplinas gerais com foco no meio ambiente.

Fonte: Litoral Mania

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing