Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os agentes comunitários de Saúde ou as Unidades de Saúde de Torres para atualizarem os seus dados cadastrais, principalmente telefone e endereço. A atualização é de extrema importância para a Secretaria, com a finalidade de melhor atender a população. A medida é necessária para que os usuários não percam marcação de consultas, exames e cirurgias.

Caso a atualização do cadastro seja feita no Posto de Saúde o usuário deve levar o comprovante de residência e documento com foto. A prioridade é que o usuário procure pelo seu Agente Comunitário. Se for necessário atualizar seu cadastro na unidade de saúde, faça-o em horário de menor fluxo.

Seguidamente, equipes da Secretaria de Saúde não conseguem falar com o paciente sobre a marcação, que resulta na falta de atendimento ao paciente. O cadastro da população no SUS é uma determinação do Ministério da Saúde.

Uma das medidas que já está sendo tomada é a atualização do cadastro na ida aos Postos de Saúde e na ida dos agentes comunitários às residências. No entanto, nem todos vão com frequência aos Postos e nem sempre os agentes encontram os usuários em casa. Por isto, a necessidade da população procurar a Saúde para os dois propósitos, tanto para a atualização quanto

para a realização do cadastro.

Fonte: Prefeitura de Torres