Ações de combate ao crime e de fiscalização de Trânsito marcaram a Operação Proclamação da República 2021, que iniciou na sexta-feira (12) e seguiu até a segunda-feira (15). Registrou-se grande aumento do fluxo de veículos nas rodovias federais, em especial durante a tarde e a noite de sexta e segunda-feira, com congestionamentos nas BRs 290 (Freeway) e 101.

Diversas operações focadas nos locais com maior índice de acidentalidade foram realizadas, resultando na autuação de 110 motoristas embriagados e/ou que se recusaram a realizar o teste com o bafômetro e de 298 que realizaram ultrapassagens indevidas, infração que é grande causadora principalmente de colisões frontais.

As rondas ostensivas foram reforçadas, principalmente nos horários e locais de maior movimento, tornando o policiamento mais visível e o tempo de resposta às ocorrências menor. Um caminhão tombado no final da tarde de sexta na alça de acesso da Freeway para Canoas prejudicou o trânsito de volta, mas a rápida sinalização e intervenção das equipes da PRF e da concessionária evitaram outros acidentes e providenciaram rapidamente a reabertura parcial da via.

As ações ostensivas de combate ao crime para promover segurança aos usuários da rodovia ocorreram diuturnamente. Em abordagens orientadas por inteligência, veículos suspeitos de serem utilizados por criminosos foram interceptados e fiscalizados. Meia tonelada de maconha foi apreendida e um total de 31 criminosos foram presos.


Fonte: Comunicação PRF